Quem gosta de moda em algum momento vai esbarrar na importância do autoconhecimento. Isso porque o mundo fashion vai muito além de tendências. O que realmente importa é sentir-se bem com o que usa e conseguir expressar sua personalidade por meio de roupas e acessórios. Pensando nisso, é interessante conhecer os sete estilos de moda universais.
Já ouviu falar sobre o assunto? O Fashion Bubbles preparou um artigo especial, que traz as definições de cada um deles, além de dicas para potencializá-los. Também selecionamos 30 fotos para servir de inspiração na hora de criar os visuais. E aí, preparada para entender melhor a maneira como você se veste e acertar em cheio nas combinações?
O que é o estilo universal?
Os estilos de moda universais são uma categorização que ajuda a entender e identificar as preferências individuais quando se trata de moda. A teoria foi criada pelas precursoras da consultoria de imagem e estilo, Alyce Parsons e Mimi Dorsey.
Segundo elas, existem sete opções. Descobrir quais são as suas principais é um verdadeiro exercício de autoconhecimento e pode servir de guia na hora de montar o guarda-roupa que realmente reflita a sua personalidade.
Quais os tipos de estilos de moda?
Existem sete estilos de moda universais. Três deles são considerados de base (tradicional, elegante ou esportivo/natural) e quatro deles secundários (criativo, dramático, sexy e romântico).
Certamente, isso não significa que cada pessoa tem apenas um deles, porque frequentamos diferentes lugares e passamos por transformações ao longo da vida. Mas, normalmente, há dois ou três predominantes, sendo um de base e o restante secundário.
Vamos começar pelo clássico, caracterizado por peças atemporais e bem cortadas, fugindo de modismos passageiros. No elegante, há espaço para o refinado e sofisticado, com detalhes diferenciados e combinações certeiras. O natural prioriza praticidade e conforto, com peças simples e sem muitos adornos.
Pessoas românticas imprimem delicadeza aos visuais, com laços, babados, rendas e flores. Quem tem o estilo universal sexy, por sua vez, realça as curvas do corpo com muita feminilidade. O dramático é marcante e ousado, enquanto o criativo permite-se testar de tudo um pouco, com combinações inusitadas.
Esportivo/natural/básico/casual
Um dos estilos de moda universais pode ser identificado por quatro nomes: esportivo, natural, casual ou básico. Trata-se de uma mistura de conforto, praticidade e ar despojado, sem complicação alguma.
O guarda-roupa costuma contar com moletom, jeans, malha, camiseta, tênis, sandália de salto baixo ou sem salto, bolsa à tiracolo, mochila… Se quiser dar um toque a mais, o que acha de criar contraste? Vale calça jeans com scapin, por exemplo. Ou camiseta com calça de alfaiataria.
O que é o estilo clássico?
O estilo clássico também é chamado de tradicional. É representado por roupas formais, poucos detalhes, cores neutras e algumas estampas (como risca-de-giz).
Entre as principais peças decerto estão camisa social, calça de alfaiataria, blazer e blusa sem decote. Se tem medo de que fique “sem graça”, vale incluir algum acessório diferenciado para destacar ou misturar texturas diferenciadas.
Elegante/sofisticado
Chegou a hora do elegante. Já ouviu falar que o estilo mora nos detalhes? Eis a prova! Para simplificar, este estilo universal é um clássico com alguns acréscimos sofisticados.
Pode ser um blazer com corte moderno, uma saia de alfaiataria com assimetria, acessórios refinados, tecidos nobres… Certamente, pode fazer parte de momentos de lazer ao mesclar com peças mais confortáveis e despojadas.
Relacionadas
Relacionadas
O que é um estilo criativo?
Como o nome indica, abre espaço para deixar a criatividade falar mais alto! Representa as pessoas que gostam de misturar referências, novidades e cortes diferenciados.
Pode-se até dizer que é uma mistura dos outros seis estilos, já que abre espaço para tudo em produções originais. Vale combinar estampas, investir em assimetria, muitas texturas, colorido, acessórios chamativos. Faça do espelho seu melhor amigo para não cometer excessos ou escorregar na elegância.
Estilos de moda universais: moderno/dramático
Quem tem o estilo predominantemente moderno ou dramático costuma se vestir com um toque de ousadia. Tudo isso sem perder a elegância, é claro.
O visual costuma contar com muito preto, peças pesadas (como couro e jeans), cores contrastantes, corte que foge do tradicional, sobreposição, assimetria. Permita-se testar diferentes composições em frente ao espelho, você pode se surpreender com os resultados!
Estilo de moda universais: sexy
Decerto, quem tem estilo sexy gosta de valorizar o corpo. Portanto, os recursos-chave são decotes, fendas, recortes, modelagem justa, comprimento curto, animal print…
Mas é importante ficar atenta para não cometer excessos. Unir muito itens num look só pode prejudicar o visual. Uma dica é escolher um deles e moderar no restante, para criar equilíbrio.
Estilo de moda universais: romântico
Se você é uma romântica assumida, pode gostar deste estilo. Vem com muitos detalhes femininos e delicados, passando uma imagem suave e inocente.
Abra espaço em seu guarda-roupa para mangas bufantes, saias rodadas, laços, floral, bordados, rendas, pregas, corações. É claro que você pode quebrar um pouco o ar “menininha” com contrastes, incluindo algo sensual ou mais pesado, só para exemplificar.
Estilo de moda universais: conclusão
Como vimos anteriormente, os estilos de moda universais representam sete maneiras de se vestir: tradicional, elegante, esportivo, criativo, dramático, sexy e romântico. Cada pessoa tem alguns predominantes, mas pode passear por todos ao longo das fases da vida.
E se você ama se atualizar sobre o mundo fashion, não pode deixar de conferir a nossa página de Moda. Lá, você encontra atualizações sobre as passarelas, tendências, dicas e muitas fotos para servir de inspiração!
Fonte: fashionbubbles