O ministro Gilmar Mendes, do , exaltou o movimento Diretas Já, nesta quinta-feira, 25, e pediu “ditadura nunca mais”.
“Há 40 anos, as ‘Diretas Já’ embalaram os sonhos dos brasileiros em busca de dias melhores: apesar da rejeição da Emenda Dante de Oliveira, o movimento representou a consolidação da luta de nossa sociedade pelas eleições diretas e pelo fim do regime militar”, escreveu o juiz do STF, no Twitter/X.
Mendes lembrou ainda de Portugal, que, há 50 anos, promovia a Revolução dos Cravos e “derrubava o Estado Novo, superando décadas de opressão política”. “Na história de ambas as nações irmãs, que guardam tantas semelhanças e vínculos entre si, o dia 25 de abril deve ser sempre lembrado como um marco democrático no combate ao arbítrio”, observou o decano do STF. “Ditadura nunca mais.”
Há 40 anos, as “Diretas Já” embalaram os sonhos dos brasileiros em busca de dias melhores: apesar da rejeição da Emenda Dante de Oliveira, o movimento representou a consolidação da luta de nossa sociedade pelas eleições diretas e pelo fim do regime militar. Em Portugal, há exatos…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) April 25, 2024
Mendes está em Londres com outras autoridades, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, para participar de um evento sobre o Poder Judiciário.
De acordo com jornalistas que foram cobrir o ato, a imprensa não pôde entrar na cerimônia, que tampouco tem transmissão ao vivo.
Fonte: revistaoeste