A Gol suspendeu o transporte de animais no porão das aeronaves até dia 23 de maio. A interrupção temporária não impacta o transporte de pets na cabine do avião.
A suspensão do serviço por 30 dias foi feita para investigar a “falha operacional” que resultou na morte do golden retriever Joca, esclareceu a Gol em comunicado. Nesta segunda-feira (22), o cachorro saiu de São Paulo com destino a Sinop, no Mato Grosso, mas por um erro de embarque foi parar em Fortaleza, no Ceará.
Após a constatação da falha, o animal foi enviado de volta para o Aeroporto de Guarulhos, onde chegou sem vida. O cão de cinco anos tinha um atestado veterinário para suportar uma viagem de duas horas e meia, mas ficou quase oito horas no trajeto.
A Agência Nacional de Aviação Civil (anac) instaurou um processo administrativo para apurar as causas do ocorrido. “Não se pode admitir que seja deixado a cargo das companhias aéreas criar suas próprias regras de transporte, já que acidentes como o que aconteceu com Joca e outros animais confirmam que nem sempre as companhias aéreas dispõem de uma maneira correta para fornecer a devida segurança aos animais transportados no porão, conforme amplamente assegurado em sua publicidade”, escreveu a advogada Luciana Atheniense, especialista em direito do consumidor, em artigo no jornal Estado de Minas nesta quarta-feira (24).
Segundo a Gol, quem comprou o serviço Dog&Cat + Espaço, para transporte dos pets no porão, entre 24/04 e 23/05, pode pedir reembolso total do valor e também da passagem. Voos até 31/12/2024 também podem ser adiados para depois de 23/05/2024 sem custo adicional.
Leia abaixo a íntegra do comunicado da companhia aérea:
“A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.
Suspensão e restrição de serviços
Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.
Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.
Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.
As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465″.
Fonte: viagemeturismo