Sophia @princesinhamt
Notícias

Fiocruz revela aumento da obesidade em crianças brasileiras

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em colaboração com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a University College London revelou que as crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas. O estudo foi realizado durante 13 anos, entre 2001 e 2014 e analisou mais de 5 milhões de crianças.

2024 word2
As mais de 5 milhões de crianças analisadas estão 3% mais obesas. (Foto: Reprodução)

Dentre os resultados obtidos pela pesquisa, destaca-se que a média de estatura aumentou em 1 cm. No entanto, a obesidade aumentou cerca de 3% nos grupos analisados.

A pesquisa foi publicada na revista The Lancet Regional Health – America e indicou que assim como o restante do mundo, o Brasil está longe da meta da OMS (Organização Mundial da Saúde), de deter a obesidade infanto-juvenil até 2030.

As 5.750.214 crianças analisadas tinham de 3 a 10 anos, e foram acompanhadas até 2014. Todas elas estavam cadastradas dentro de um dos três sistemas administrativos: o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), ou Sinasc (Sistema de Informação de Nascidos Vivos) ou ainda Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), o que permitiu ter uma abrangência de dados.

A classificação de obesidade, segundo o IMC (Índice de Massa Corporal) das crianças subiu mais de 2% na faixa etária de 5 a 10 anos. Entre os meninos o número de 11% saltou para 13,8%, já para as meninas, o índice que era de 9,1% saltou para 11,2%.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.