A partir desta sexta-feira (5), será aberta uma exposição do artista plástico mato-grossense Victor Hugo. As obras, de um dos ícones da arte mato-grossense, ficarão expostas no Sesc Arsenal até o dia 30 de junho.
A exposição faz parte das comemorações dos 305 anos de Cuiabá. O evento é intitulado “Victor Hugo: Embaixador da arte cuiabana”.
O público pode visitar a exposição de terça-feira a sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h.
A partir deste ano, as exposições de artes que compõe a programação do Sesc homenageiam um artista local, levando em consideração a relevância de sua vida e obra.
A trajetória do artista
Natural de Itiquira, a 359 km de Cuiabá, ele possui mais de 50 anos de carreira e suas obras já rodaram o mundo. Atualmente, Victor Hugo dedica seus projetos para revelar ao mundo as belezas naturais de Mato Grosso.
Na década de 60, quando o artista tinha apenas 15 anos, iniciou sua vida na pintura fazendo cartazes de cinema. Nesse período, destacou-se com seus retratos pintados nos cartazes dos filmes e nas encomendas que recebia.
Em pouco tempo, Victor passou a ser reconhecido por seus retratos e ilustrou pessoas importantes do Brasil e do mundo, como o Papa João Paulo II, Dr. Roberto Marinho, Papa Bento XVI e imortais da Academia Brasileira de Letras.
Já em meados de 1990, a partir de uma experiência em Chapada dos Guimarães, o artista passa a retratar a força da cidade e da natureza com telas pintadas a óleo.
Desde então, sua pintura segue uma linha de natureza, revelando ao mundo as belezas naturais do estado, como o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado.
Os quadros selecionados para a exposição refletem todos esses momentos da carreira do artista: onças pintadas, araras, paisagens, bichos preguiça, tucanos e tuiuiús se misturam com pinturas abstratas e retratos.
Título de embaixador
No ano de 2019, Victor Hugo recebeu da Câmara de Vereadores de Cuiabá o título inédito de Embaixador da Cidade de Cuiabá em reconhecimento pelo seu trabalho de ativista cultural e trabalho social no Brasil e exterior com crianças e jovens estudantes acerca das questões ambientais.
Fonte: primeirapagina