Sophia @princesinhamt
Economia

Relação entre governo Lula e mercado financeiro sofre abalo: Entenda o cenário atual

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em reportagem publicada na da Revista , Carlo Cauti aborda as políticas econômicas impostas , que vão contra o livre mercado e a de determinadas companhias. Em certo ponto da matéria, o jornalista sinaliza: o mercado financeiro acordou em relação a isso — e deu fim à “lua de mel” com a gestão petista.

Leia um trecho da reportagem de Carlo Cauti sobre a relação do governo Lula com o mercado financeiro

“A interferência de Lula na Petrobras marcou o fim da lua de mel entre o mercado e o governo do PT. Os investidores acordaram com um balde de água fria e lembraram que se trata de um governo com viés intervencionista. Algo que pareciam ter esquecido.

Poucas horas depois do anúncio do não pagamento de dividendos, todos os maiores bancos brasileiros e internacionais, além das principais corretoras do mundo, cortaram suas recomendações em relação às ações da estatal.

Para o banco americano J.P. Morgan, foi o “pior cenário possível para os investidores” e uma “quebra de confiança no comando da empresa”.

Uma semana depois, uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest mostrou que o atual governo Lula é um dos mais impopulares da história entre os operadores do mercado financeiro. Somente 6% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom. Em novembro 2023 eram 9%. Por outro lado, 64% têm uma avaliação negativa do Executivo. Eram 52% em novembro.

Para 71% dos banqueiros, traders, gestores e operadores entrevistados, a política econômica “está indo na direção errada”. Para a quase totalidade dos entrevistados, 97%, a decisão da Petrobras de não pagar dividendos foi errada, enquanto 89% disseram que a intervenção na Vale teria como efeito a dos investimentos estrangeiros no Brasil.”

Lula pretende ter aliados mais preparados, tanto na campanha eleitoral quanto na Câmara dos Deputados | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilLula pretende ter aliados mais preparados, tanto na campanha eleitoral quanto na Câmara dos Deputados | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Lula pretende ter aliados mais preparados, tanto na campanha eleitoral quanto na dos Deputados | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/

A íntegra da reportagem “A fúria estatizante de Lula” está .

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

A Edição 210 da Revista vai além do texto de Carlo Cauti sobre o fim da “lua de mel” entre Lula e mercado financeiro. A publicação digital conta com reportagens especiais e de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Cristyan Costa, Rute Moraes, Silvio Navarro, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Roberto Motta, Ângela Britto, Joanna Williams, Jeffrey A. Tucker e Dagomir Marquezi.

Startup de jornalismo on-line, a Revista está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e seguir os passos .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.