Sophia @princesinhamt
Cinema

O faroeste mais megalomaníaco da história do cinema: uma análise do filme que encerrou uma era e se tornou uma obra-prima celebrada

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Há falhas que permanecem na boca de todos durante meses. Mas há um filme cujo fracasso , baniu os filmes de faroeste dos cinemas e inaugurou uma nova em Hollywood que impôs limites estritos à megalomania de um diretor.

Trata-se de , que conta a história real da Guerra do Condado de Johnson, nos EUA, no final do século 19, quando ricos fazendeiros americanos tentaram massacrar um grupo de colonos enquanto o governo regional assistia silenciosamente.

2024 word1
United Artists

Na década de 1970, um grupo de jovens cineastas se estabeleceu nos . Além de e , havia também o prodígio – que recebeu, para O Portal do Paraíso, um passe livre criativo e financeiro. E assim o diretor tornou-se completamente megalomaníaco durante as filmagens.

Pelo menos é o que o Steven Bach descreve em seu livro Final Cut. Cimino tomou várias medidas extremas durante as filmagens porque tinha um mau pressentimento sobre alguns dos planos. Não foi choque nenhum quando o e os atrasos atingiram níveis assustadores.

Imperdível no streaming: Um dos melhores faroestes dos últimos 20 anos

Com oito meses de atraso e dezenas de milhões gastos acima do orçamento, Cimino finalmente enviou uma versão de cinco horas para o estúdio United Artists. O tempo de execução foi reduzido para duas horas e meia, mas não teve jeito: depois que o comportamento e a crueldade de Cimino com os animais no set vieram à tona, os críticos aguardaram o lançamento do filme com facas nas mãos.

O filme foi destruído pelas críticas e arrecadou apenas 3,5 milhões de dólares com um orçamento de 44 milhões – que hoje equivale a algo por volta de 161 milhões. A United Artists foi vendida e . Hoje, o filme é visto como .

O Portal do Paraíso está disponível na assinatura premium do Prime Video.


O Portal Do Paraíso




Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.