Embora a utilidade dessas escalas seja, no mínimo, questionável, é curioso que se tenha decidido alterar a classificação etária de um filme 60 anos após seu lançamento: o comitê britânico BBFG decidiu que não será mais classificado como “para todas as idades”.
Se Walt Disney levantasse do túmulo, provavelmente torceria o nariz ao descobrir a notícia. A decisão foi tomada pelo BBFG (British Board of Film Classification), organização responsável pela classificação do conteúdo audiovisual criado no Reino Unido.
O BBFG decidiu mudar a recomendação de idade do filme, que até agora era U (como o nosso Livre, o que significa que não contém nada nocivo ou ofensivo), para PG (recomendado para exibição com alguma orientação dos pais) devido ao uso de “linguagem discriminatória”.
Linguagem discriminatória em Mary Poppins
Especificamente, eles se referem à palavra Hottentot, um termo pejorativo usado pelos colonizadores holandeses para zombar dos Khoikhoi, um grupo étnico formado pelos primeiros habitantes do sul da África, e mais tarde usado para se referir aos negros em geral.
No filme, é o Almirante Boom que usa essa palavra em duas ocasiões: em uma cena em que pergunta a Michael sobre seus planos (“Are you going to fight the Hottentots or look for hidden treasure?”) e na sequência em que ele observa o número de limpadores de chaminés e acredita que eles são uma ameaça (“The Hottentots are going to attack us! Let’s give those devils their due”).
Essa é uma classificação que afeta apenas a versão cinematográfica, enquanto a versão doméstica do filme ainda é classificada como livre. Portanto, exceto para as famílias britânicas que fazem questão de consultar a classificação BBFG, ela não afeta o filme de nenhuma outra forma fora desse âmbito.
Como curiosidade, esse não é o único filme clássico que perdeu sua classificação “para todas as idades”. Isso também aconteceu com outros, como , o filme de animação de 1978, que foi atualizado para PG devido à violência de algumas de suas cenas, ou mesmo .
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema