Criada há quase quatro anos pela prefeitura de Rondonópolis, a Banda Municipal (Bamur) tornou-se filiada da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso (FMBF). A oficialização da filiação ocorreu na noite de quinta-feira (21), com a visita do presidente da federação, Maestro Markus Santana, que estava acompanhado de assessores, os maestros Jairo e Alex Salles.
Regida pela batuta do maestro Wagner Linhares, a Bamur, que completa quatro anos de existência em junho deste ano, é composta atualmente por mais de 30 integrantes.
Nesse curto período de existência, a banda já se apresentou em dezenas de eventos na cidade e também em alguns municípios vizinhos como Pedra Preta, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia, Araguainha entre outros, interpretando todos os estilos e ritmos musicais.
Além das apresentações da Bamur, seus integrantes também trabalham em outras frentes como na formação na Escola de Música que fica na região da Vila Operária e na instrução de fanfarras em escolas da rede municipal.
Cabe ressaltar que o projeto de fanfarras de Rondonópolis é um dos maiores da região Centro-Oeste, contando com 15 corporações e mais de 900 alunos participando diretamente.
“Estar filiado junto à Federação é um marco histórico, pois representa a consolidação de vários anos de trabalho e muita dedicação de toda a equipe para fazer com que a Bamur seja uma realidade e uma referência para toda a região”, disse Wagner Linhares, que desempenha também a gerência do recém-criado Departamento de Música da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Estar filiado junto à Federação Estadual é um marco histórico”, reforçou o maestro Lucas Augusto, assessor administrativo do Departamento de Música.
O assessor técnico do Departamento Municipal de Música, maestro Daniel Alves, também ressaltou a importância do fato da Bamur passar a ser federada. “É algo para ser comemorado, pois se trata de um avanço muito grande”.
Em sua visita a Rondonópolis, o presidente da Federação realizou uma palestra para integrantes da BAMUR nas dependências da Escola de Música, que está recebendo os ajustes finais para a sua inauguração ocorrer em breve.
Ele considerou um marco importante na história de Mato Grosso e em especial para a região Sul do estado o ingresso da BAMUR, que é referência para toda a região, nos quadros de filiados da FMBF.
O presidente da federação, que assistiu a execução de duas peças musicais interpretadas pela BAMUR, parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Rondonópolis para o segmento, com a criação da Escola Musical, que deve beneficiar não só a cidade de Rondonópolis, mas também os municípios circunvizinhos.
Fonte: primeirahora