Está em tramitação na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Fabio Tardin, mais conhecido como “Fabinho” (PSB), que dispõe sobre a Política Estadual de Busca por Pessoas Desaparecidas, visando uma maior integração de informações entre as delegacias e diversos órgãos especializados no Estado.
O parlamentar explicou que o projeto também abrange ações, para que a população e os agentes de segurança pública tenham consciência de que quanto mais rápido ocorrer o registro de ocorrência da pessoa desaparecida, maiores serão as chances de localização.
“Essa proposta é de extrema importância para dar celeridade nas buscas por pessoas desaparecidas, principalmente aqueles que mais precisam do apoio do poder público e das forças de segurança do Estado. O projeto também prevê que os hospitais são obrigados a informar às autoridades, a devida identificação de quem deu entrada em suas dependências no prazo de até 12 horas”, informou Fabinho.
De acordo com informações da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), em 2022, Mato Grosso registrou em média, 6 desaparecimentos de pessoas por dia ou o equivalente a um caso a cada 4 horas. Os dados mostram também que ao todo foram 1.973 casos de desaparecimentos registrados só na Grande Cuiabá. Em Várzea Grande, o Núcleo de Pessoa Desaparecida (NPD) recebeu 401 denúncias.
Fonte: obomdanoticia