Foi um emocionado que recebeu há poucos dias um Urso de Ouro honorário do Festival de Berlim em reconhecimento à sua imensa carreira e à sua constante preocupação em preservar o cinema. A cerimônia de premiação foi realizada em conjunto com a apresentação de seu filme , que lhe rendeu o único Oscar de Melhor Diretor até hoje.
Mas esse não foi o único motivo da visita de Scorsese, pois ele também foi apresentar Made in England: The Films of Powell and Pressburger, um documentário no qual ele é o narrador.
Em uma coletiva de imprensa, ele falou especialmente de seu trabalho de curadoria de filmes para o World Cinema Project por meio de sua Film Foundation, explicando que descobriu o cinema internacional, em especial os diretores e , graças às versões de filmes dublados em inglês e transmitidos na televisão americana.
“Não tenho mais tempo livre para escolher filmes aleatoriamente”
Embora Scorsese não tenha cedido à tradicional pergunta sobre seu filme favorito, que tantas vezes lhe foi feita, ele citou seus dois filmes favoritos lançados em 2023. “Tenho 81 anos e o tempo voa. Não tenho mais tempo livre para escolher filmes aleatoriamente. Tento assistir a novos filmes sempre que possível, mas estou ficando sem tempo”, disse ele.
Ele cita , da cineasta sul-coreana-canadense . Um filme verdadeiramente magnífico e comovente sobre dois amigos de infância que se reencontram vinte anos depois, e que está concorrendo a dois Oscars este ano, com indicações para Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
O outro título mencionado foi , do diretor alemão . Nesta obra, que ganhou o prêmio de Melhor Ator para no Festival de Cannes e foi indicada para Melhor Filme Internacional no Oscar 2024, Wenders fixa suas câmeras no Japão para acompanhar a vida de um homem que trabalha limpando banheiros públicos em Tóquio.
Ambos os filmes estão atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema