O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta segunda-feira (18), que “os investimentos que vencem no ano de 2024 serão prorrogados de acordo com os contratos”. O anuncio foi realizado durante a abertura de lançamento da feira Show Safra BR-163, em Lucas do Rio Verde.
“Vamos também criar uma normatização para que os custeios dos bancos públicos cumpram as normativas do crédito rural e sejam todos prorrogados de acordo com a necessidade do produtor brasileiro”, completou Fávaro.
O ministro salientou ainda, que as medidas são uma “determinação do presidente Lula” e que visam evitar a inadimplência do setor diante das adversidades enfrentadas na safra 2023/24.
Presente na abertura da feira, o secretário de Políticas Agrícolas, Neri Geller, reforçou que “o Mapa vai estar de portas abertas para que a gente possa avançar no seguro agrícola, para que os prêmios de comercialização possam acontecer”.
Fortalecimento da agropecuária brasileira
Durante a abertura do Show Safra BR-163, em Lucas do Rio Verde, Carlos Fávaro destacou ainda que o governo federal a cada dia vem buscando o fortalecimento da agropecuária brasileira, como melhorias de linhas de crédito, a ampliação das relações comerciais no exterior e as articulações no congresso de pautas importantes para o setor.
Ainda sobre as ações do Ministério da Agricultura, o ministro comentou ainda que entre maio e dezembro do ano passado foram disponibilizados mais de R$ 3 bilhões em cerca de duas mil operações através da linha dolarizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural