Ele acaba de ganhar , mas, muito antes de hipnotizar o pĂșblico ao redor do mundo com seu excelente filme sobre o , jĂĄ era conhecido por seu perfeccionismo. Um dos exemplos mais claros Ă© encontrado no filme de 2015, no qual ele passou 100 dias polindo uma sequĂȘncia que era fundamental para o longa-metragem.
Da mesma forma, em Oppenheimer ficou claro que Christopher Nolan mais uma vez cuidou muito bem de cada detalhe absoluto do filme em todas as fases da produção. E o resultado foi brilhante. O que poucos sabem Ă© que esse nĂvel de perfeccionismo por parte do diretor agora vencedor do Oscar incluiu a supervisĂŁo milimĂ©trica do corte de cabelo de na hora de caracterizĂĄ-lo como J. Robert Oppenheimer.
Para alcançar a autenticidade que buscava na cinebiografia, Nolan sabia que cada detalhe conta e, claro, queria que a representação tanto do personagem quanto da história em seu filme estivessem milimetricamente alinhadas com a realidade.

E embora Cillian Murphy jĂĄ tivesse trabalhado com Nolan antes e estivesse ciente da tendĂȘncia do diretor para a atenção aos detalhes, ele nĂŁo pĂŽde deixar de ficar surpreso com os limites que o cineasta poderia ir para tornar sua aparĂȘncia de cientista perfeita.
Longe de ser uma tarefa menor, o corte de cabelo de Cillian Murphy se transformou em uma sessĂŁo de nada mais e nada menos que cinco horas. Isto Ă© afirmado no livro âUnleashing Oppenheimer: Inside Christopher Nolanâs Explosive Atomic-Age Thrillerâ, que oferece as declaraçÔes de Murphy e do departamento de penteado responsĂĄvel:
âFui reservado pela Universal Ă s 9h para o corte de cabelo e presumi que demoraria uma hora, mas terminamos o corte de cabelo Ă s 14hâ, lembra Cillian Murphy sobre o corte de cabelo de 5 horas. âTe juroâ.
Chris [Nolan] supervisionou o corte de cada folĂculo capilar individual da minha cabeça. NĂŁo hĂĄ decisĂŁo tomada de que Chris nĂŁo tenha determinado. Cor da meia, relĂłgio, cabelo â tudo. Ă incrĂvel. Ă por isso que ele Ă© o gĂȘnio que Ă©. Mas esse foi o corte de cabelo mais longo da minha vida
O chefe do Departamento de Cabeleireiro do filme, Jaime Leigh McIntosh, tambĂ©m relembra os bastidores do filme, acrescentando que Nolan supervisionava o corte diariamente: âNĂŁo haveria um dia em que Chris nĂŁo fosse atĂ© Cillian e o acariciasse um pouco. Acho que Chris sempre achou que parecia muito longoâ. Por sua vez, a produtora Emma Thomas explica que o corte, mais do que uma questĂŁo de estĂ©tica, foi mais uma prova do compromisso de Nolan com a autenticidade. Um âjogo de milĂmetrosâ.
Ă claro que a questĂŁo do corte de cabelo causou polĂȘmica e, aliĂĄs, o prĂłprio diretor tambĂ©m falou sobre isso Ă Entertainment Weekly: âSou muito alĂ©rgico a perucas nos filmes. Queria muito que o filme nĂŁo tivesse nenhum artifĂcio Ăłbvio em termos de Ă forma como os personagens foram apresentadosâ, explicou ele sobre Oppenheimer.
Fonte: adorocinema