O ministro da , Ricardo Lewandowski, disse, nesta quarta-feira, 13, que o trabalho de buscas pelos fugitivos de Mossoró (RN) é “realizado com êxito”. Os criminosos, no entanto, ainda não foram capturados. As buscas por eles vão completar um mês nesta quinta-feira, 14.
“É uma operação que está se desenvolvendo, até o momento, com êxito”, disse Lewandowski, em entrevista coletiva. “Temos indícios fortes da presença dos dois fugitivos na região, nesse perímetro que concentra a penitenciária. Temos hoje uma convicção de que os fugitivos se encontram aqui dentro ainda.”
Em Mossoró, Lewandowski chama operação de busca de ‘êxito’ e afirma que fugitivos ainda estão na região
Há quase um mês, as autoridades de segurança realizam buscas na região para tentar recapturar Deibson Nascimento e Rogério Mendonça. pic.twitter.com/claDfOH2bq
— 98 FM Natal (@98FMNatal) March 13, 2024
Em viagem a Mossoró, o ministro participou de uma reunião com integrantes da força-tarefa formada para capturar os presos. Segundo Lewandowski, ao menos 500 agentes participam das buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois fugitivos integram a facção criminosa Comando Vermelho.
Não é a primeira vez que Lewandowski viaja para o Rio Grande do Norte desde a ocorrência. A primeira ida ocorreu em 18 de fevereiro. Na ocasião, ele afirmou que a fuga “não afeta, em hipótese nenhuma, a segurança das cinco unidades prisionais federais”.
Cinco deputados federais apresentaram dois requerimentos com pedido de .
Um dos documentos foi apresentado pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS). Já o outro é de autoria dos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS), Delegado Fábio Costa (PP-AL), Delegado Caveira (PL-PA) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Desde a fuga, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tomou uma série de medidas para a recaptura dos presos. Uma delas foi a determinação da abertura de inquérito na Polícia Federal (PF) e auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas buscas.
Além disso, a pasta solicitou a revisão de protocolos de segurança nos cinco presídios federais. A PF e a PRF ainda usam drones para capturar os criminosos.
. Durante a madrugada, agricultores de uma fazenda em Baraúna (RN) disseram ter visto os criminosos, que assaltaram moradores da região.
A PF anunciou que dará uma recompensa de R$ 15 mil por informações que levem à captura dos dois criminosos.
Para denunciar, é preciso usar o serviço do Disque 180 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp da PF, no número 84-98132-6057.
Fonte: revistaoeste