Sophia @princesinhamt
Mundo

Procurador destaca ‘falhas de memória’ de Biden em investigação criminal

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em audiência no Congresso norte-americano nesta terça-feira, 12, o procurador especial Robert Hur afirmou aos legisladores que os “lapsos de memória” de foram o motivo pelo qual não apresentou acusação de crime contra o presidente dos Estados Unidos no caso do manejo de documentos secretos depois de ele ter deixado a Vice-Presidência.

Hur defendeu sua conclusão e afirmou não ter encontrado evidências de irregularidades por parte de Biden.

No entanto, seu relatório de 345 páginas, apresentado no mês passado, constatou que Biden retinha intencionalmente informações sigilosas, incluindo documentos ultrassecretos, e tinha conhecimento da posse de alguns desses documentos desde 2017.

Procurador norte-americano Robert Hur
Por Motivos Diferentes, O Relatório De Robert Hur Desagradou Tanto Republicanos Quanto Democratas; Os Legisladores Não Economizaram No Tempo De Audiência Com O Procurador |Foto: Reprodução/@Bbcnews

No início de 2023, Hur foi nomeado como procurador especial para o caso que investiga Biden devido a documentos confidenciais encontrados na casa de sua família, no Estado de Delaware, e em seu escritório pessoal em Washington D.C.

Ao abordar partes controversas do relatório que questionaram a memória de Biden, Hur afirmou aos congressistas que não pôde determinar se o presidente havia “intencionalmente” manuseado material sensível “sem avaliar o estado mental dele”, e portanto não poderia justificar uma acusação criminal.

“A evidência e o próprio presidente colocaram sua memória diretamente em questão”, disse Hur aos congressistas. “Tive de levar isso em consideração. Um júri provavelmente perceberia sua memória e estado mental em um julgamento criminal.”

Relatório desagradou os dois lados políticos

Os legisladores passaram horas questionando o procurador especial sobre sua decisão de não buscar acusações contra Biden. O Comitê Judiciário da Câmara é controlado pelo Partido Republicano.

Os democratas, preocupados com a desconfiança do eleitorado em relação à suposta senilidade do presidente, que deverá concorrer à reeleição, focaram a decisão de Hur de incluir no texto detalhes desfavoráveis sobre a memória do mandatário.

“Você fez uma escolha”, disse o deputado democrata Adam Schiff, da Califórnia, ao procurador. “Foi uma escolha política. Foi a escolha errada.”

Já os republicanos usaram o microfone para questionar Hur por não recomendar acusações criminais mesmo depois de encontrar algumas evidências de que Biden reteve intencionalmente materiais do governo ao deixar o cargo de vice-presidente com o final da gestão de Barack Obama e início do governo de Donald Trump.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.