Sophia @princesinhamt
Política

‘Documento refutando declarações de Filipe Martins carece de validade legal’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dia depois de parecer da PGR favorável à soltura de Filipe Martins, ex-assessor Especial de Assuntos Internacionais da Presidência, sites informaram que Filipe Martins teria mentido sobre sua suposta entrada nos EUA em 30 de dezembro de 2022 — o motivo alegado pelo ministro Alexandre de Moraes para exigir sua prisão.

Mas esses sites utilizam como “prova” , produzido pelo Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, que incluiria histórico de viagens, entradas e saídas do país.

, em sua primeira página, destaca que o i94 não é um documento com fins legais. É apenas uma ajuda ao público:

“Os documentos do CBP [Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras] provêm de diversas fontes”, diz o trecho. “Este histórico de viagens é apenas uma ferramenta para ajudar o público e não é um registro oficial para fins legais.”

2024 word1
Documento Utilizado Para ‘Desmentir’ Filipe Martins Não Pode Ser Utilizado Para Fins Jurídicos E É Apenas ‘Uma Ajuda Ao Público’

Uma das fontes utilizadas pelo i94 seria, justamente, a lista de possíveis viajantes do voo para Orlando. Porém, Filipe Martins não embarcou, o que não foi atualizado. 

O mesmo site do i94 destaca:

“O histórico de viagens fornecido pode não refletir o seguinte: (…) mudanças de status, extensões de estadia ou ajustes de status.”

2024 word1
Site Do I19 Afirma Que Não Reflete Atualizações Em Viagens.

Ou seja: o documento apresentado como “prova” de que Filipe Martins teria entrado nos Estados Unidos e “burlado” o sistema alfandegário mais restrito do mundo não é um registro oficial para fins legais e não revela mudanças em passagens.

O documento apresentado midiaticamente é apenas um guia geral para o público, e não um documento juridicamente relevante.

O i94 não revela nem mesmo entradas reais de Filipe Martins em território norte-americano. Em apenas um exemplo, , em 19 de setembro de 2022, saindo do funeral da Rainha Elizabeth II. Martins foi para a ONU, em Nova York. Esta entrada não consta no i94, utilizado como “prova” de que o ex-assessor entrou nos EUA. Nem mesmo a saída no dia seguinte. Tampouco revela entradas e saídas de 2019.

2024 word1
Agenda Oficial De Filipe Martins Não Consta No Documento I19.
2024 word1
Agenda Oficial De Filipe Martins Não Consta No Documento I19.

Filipe Martins, na verdade, comprou passagem com destino a Curitiba, rumando de lá para Ponta Grossa, onde permaneceu na casa do sogro. Nenhuma passagem foi emitida em seu nome para os EUA em nenhuma companhia aérea.

2024 word1
Passagens Aéreas De Filipe Martins Para Curitiba Desmentem ‘Fuga’ Para Estados Unidos.

Na verdade, fora o vôo de Bolsonaro, nem sequer houve vôos para Miami de Brasília naquele dia.

Além das passagens, Filipe Martins e a namorada fizeram oito despachos de bagagem, por estarem se mudando. 

2024 word1
Despacho De 8 Bagagens De Filipe Martins E Sua Namorada.

A passagem gerou até milhas.

2024 word1
Passagem De Filipe Martins Para Curitiba Gerou Milhas.

Há documentos que provam que Filipe Martins não entrou no voo. 

informando o nome de todos os tripulantes do voo da FAB com partida de Brasília e chegada a Miami em 30 de dezembro de 2022, em que esteve presente o então presidente da República, Jair Bolsonaro, em seu penúltimo dia de governo.

Filipe Martins não consta entre os passageiros — mas está preso por, supostamente, estar neste vôo.

Para obter os dados do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CDB), é preciso passar dados pessoais, que só podem ser requeridos para a própria pessoa.

2024 word1
Site Do Cdb: “Você Está Autorizado A Utilizar Este Site Apenas Para Uso Pessoal, Não-Comercial.”

O CDB, que é um departamento do Homeland Security, a poderosa Segurança Interna norte-americana, Ainda informa em sua página inicial que nem todos os dados podem ser encontrados.

2024 word1
Site Do Cdb: “Certo Tipos De Históricos De Viagens Podem Não Estar Disponíveis”.

Como o i94 é apenas um guia para fins pessoais, o próprio site do departamento CDB exige que se aceite os termos que mostram que o acesso aos dados não é para fins comerciais, e sim apenas para ajuda pessoal.

2024 word1
Site Do Cdb: “Qualquer Violação Deste Uso Pode Ser Considerada Violação Do § 1030 Do U. S. Code E De Outras Legais Penais.”

Utilizar dados de terceiros no site do Homeland Security pode ser imputada no — fraude e atividades relacionadas a computadores. A pena nos EUA pode envolvermulta e prisão por não menos do que 12 anos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.