O veio com uma seleção caprichada de filmes indicados, com muitos considerando-a como o melhor grupo de concorrentes dos últimos anos. Afinal, sempre tem aqueles que te fazem questionar “o que passou pela cabeça da Academia?”. Felizmente, dessa vez, os principais concorrentes da noite foram elogiados e devem gerar uma briga interessante no dia 10 de março.
Por isso, o AdoroCinema decidiu produzir um ranking com os dez indicados a melhor filme, do pior ao melhor. Para fazer essa escolha, nossa base foi as notas dos nossos críticos, mas usamos a pontuação gerada pelo público do site como fator de desempate. Para vocês terem uma noção, a nota mais baixa dentre os concorrentes deste ano é 3,5/5,0. Nada mal, não é mesmo?
Quem vai ganhar o Oscar 2024? e no domingo, 10 de março, a partir das 18h30. Nossa cobertura já começa com um pré-show especial, seguido de uma live cheia de convidados e até um correspondente direto de Los Angeles. E você também confere todas as notícias sobre a premiação desde já aqui no site! Nosso ranking surge abaixo:
10º LUGAR – MAESTRO – NOTA: 3,5/5,0
” é uma biografia não tão convencional como a maioria e, por isso mesmo, não vai agradar todo mundo, já que não se propõe a contar a história da carreira artística de nos mínimos detalhes. Uma decisão, no mínimo, ousada e estranha. Na realidade, o filme está interessado em os conflitos por trás do gênio musical, focando em seu relacionamento com Felicia Montealegre. Liderado por fortes atuações de e , Maestro não é um estudo de personagem tão forte e complexo como pretende ser, mas consegue apresentar uma interessante visão sobre as contradições de um artista.”
9º LUGAR – FICÇÃO AMERICANA – NOTA: 4,0/5,0
“Enquanto coloca os dramas de Monk () na tela, o diretor cria o contraste à narrativa “preta” do livro de fachada criado pelo escritor. Consequentemente, forma embates contra estereótipos negros, tanto na esfera social como especificamente no mercado cultural. A própria vida do protagonista de funciona como artifício para justificar que, sim, há pluralidade entre as narrativas de homens e mulheres negras. A complexidade das relações do personagem representam apenas uma única existência – e nenhuma delas, nesse caso, é permeada pelo contexto do livro-sátira.”
8º LUGAR – OPPENHEIMER – NOTA: 4,5/5,0
“Uma vez que já sabemos como essa história termina, o grande trunfo de é nos levar aos detalhes mais morais e éticos desse acontecimento: para o físico, o desenvolvimento da bomba parte da ideia de frear conflitos posteriores, mas não demora até que um grande fato fique evidente: parece não haver genialidade que supere interesses políticos. O conhecimento científico de Oppenheimer se transforma, rapidamente, em uma exibição de poder que, até hoje, se tirarmos alguns minutos para refletir, é assustadora. É nesse sentido que o longa nos traz a sensação alarmante de que a história pode se repetir, especialmente quando é esquecida.”
7º LUGAR – OS REJEITADOS – NOTA: 4,5/5,0
“Uma questão sociopolítica importante que serve como pano de fundo no filme é a Guerra do Vietnã, uma mancha na história dos Estados Unidos que levou à morte de milhares de jovens. Por isso, o sentimento de desolação e frustração é marcante em determinados momentos, como uma falta de esperança no mundo e na humanidade, característica que é facilmente perceptível no protagonista interpretado por . Mesmo assim, termina com um olhar mais otimista da humanidade, no desenvolvimento da relação dos personagens. O filme mostra que nossas relações com as pessoas podem mudar ou acrescentar algo positivo em nossa vida, por mais diferentes que elas sejam.” .
6º LUGAR – ANATOMIA DE UMA QUEDA – NOTA: 4,5/5,0
“Como provar algo sem evidências irrefutáveis? Essa é a chave da trama de , onde não temos uma verdade definitiva ou resposta pronta, mas uma apresentação de diferentes versões. A diretora sabe trabalhar muito bem com as incertezas para prender o público e causar uma agonia constante em busca de respostas. Por isso, somos colocados praticamente como um membro do júri colhendo as informações.” .
5º LUGAR – VIDAS PASSADAS – NOTA: 4,5/5,0
” foge dos exageros do conceito “amores antigos que se reencontram após anos”. Não é uma visão romantizada, mas ainda traz uma ternura agridoce sobre a história de Nora () e Hae Sung (). Existem motivos importantes para suas separações, mas sempre houve aquela pulga atrás da orelha sobre o que teria acontecido se algum passo tivesse sido diferente […] Past Lives não é um filme de grandes reviravoltas ou explosões, mas isso não significa que deixa de causar grandes emoções. Porém, seu ritmo é como um rio calmo: cada coisa acontecerá quando tiver que ser, e a expectativa torna tudo ainda mais especial.”
4º LUGAR – ZONA DE INTERESSE – NOTA: 5,0/5,0
“O destaque de fica inegavelmente para o trabalho poderoso e assustador de design de som realizado por . É daqui que parte o contato com os horrores do Holocausto, com todos sons perturbadores que temos de Auschwitz, de onde pode se escutar sirenes, tiros de soldados e gritos de prisioneiros no campo de concentração, por exemplo. No cinema, muitas vezes o que não é mostrado tem mais força do que aquilo que vemos, como é o caso dessa experiência sonora realmente perturbadora e desconfortável. Por isso, o som impacta quem está assistindo contrastando com a normalidade na vida dos Höss.”
3º LUGAR – BARBIE – NOTA: 5,0/5,0
” nos entrega um mundo visualmente perfeito e exagerado, ao mesmo tempo. Ela transforma o artificial em emoção. Não é qualquer um que faz isso com um filme de bonecas. é um filme inteligente, que sabe zoar sua própria marca, enquanto questiona o seu lugar no mundo. Ainda estamos dando passos pequenos em questões de representatividade e ainda há muito preconceito a ser superado. Barbie tem a modéstia de entender que não vai mudar o mundo: mas pode dar um empurrãozinho na direção certa.”
2º LUGAR: POBRES CRIATURAS – NOTA: 5,0/5,0
“Uma temática recorrente de é a existência humana, o que ele aproveita em com Bella Baxter. Temos uma exploração intelectual da protagonista, quando conhece diferentes perspectivas do mundo real (em aspectos positivos ou negativos), assim como de sua sexualidade – que é uma parte fundamental do filme, desde sua descoberta até vivenciar livremente seus desejos. Em tempos que as redes sociais discutem se as cenas de sexo são necessárias ou não nas narrativas, Yorgos não tem pudor em mostrá-las e, mais importante, faz sem um olhar moralista ou fetichista sobre a protagonista feminina.”
1º LUGAR: ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES – NOTA: 5,0/5,0
“As 3 horas e 26 minutos de duração de podem assustar, mas não são nem um pouco arrastadas. Muito disso se deve ao clima de conspiração e tensão constante que prendem do início ao fim. […] Um dos filmes mais poderosos e importantes da carreira de , Assassinos da Lua das Flores é um épico com representação respeitosa para o povo Osage e sua cultura, ao mesmo tempo que evidencia os ciclos de violência e opressão perpetrados pelo homem branco, sua crueldade e ganância.”
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema