Sophia @princesinhamt
Eventos

Morte do Médico e Poeta Ivens Scaff de Cuiabá aos 72 Anos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Médico e poeta cuiabano, membro da AML (Academia Mato-grossense de Letras), Ivens Scaff, morreu aos 72 anos na madrugada desta quarta-feira (21) em Brasília, no Distrito Federal, após lutar contra um câncer no fígado.

2024 word1
Ivens Scaff, médico e poeta cuiabano, membro da Academia Mato-grossense de Letras, morreu nesta quarta-feira (21) em Brasília.

Lutava contra o câncer

Ivens lutava contra o câncer e estava internado em um hospital do Distrito Federal, após complicações de uma cirurgia, segundo o Governo de Mato Grosso – que lamentou a morte do poeta e médico cuiabano por meio de nota.

“Uma personalidade importante do nosso Estado, que deixou sua marca na literatura cuiabana. Pedimos que Deus console seus familiares e os amigos que sofrem com esta perda”, diz trecho da nota.

O corpo do médico e escritor deve ser enviado de Brasília para Cuiabá por meio de traslado.

Conforme um parente, o corpo chegará a Cuiabá no final da manhã desta quinta-feira (22).

O velório será na Academia Mato-grossense de Letras a partir das 13h30.

Ivens era membro da Academia Mato-grossense de Letras. (Foto: Divulgação)
Ivens era membro da Academia Mato-grossense de Letras. (Foto: Divulgação)

Trajetória de Ivens Scaff

Ivens Scaff nasceu em Cuiabá, no dia 30 de junho de 1951. Formado em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e pós-graduado na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), foi um importante nome na literatura e poesia cuiabana.

Na Academia Mato-grossense de Letras, ele era titular da cadeira 7 desde 2014.

Dentre suas obras, estão “Kyvaverá”, “O amor são asas de Ícaro”, “Uma maneira simples de voar” e “Mil Maneiras” – livro de poesias que inaugura uma fase de compreensão da sua terra natal.

MORRE IVENS SCAFF 2
Obras literárias de Ivens Scaff. (Foto: TJMT)

Atualmente, o trabalho de Ivens é objeto de estudo em cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades públicas, conforme a Academia.

Scaff também foi referência no tratamento de HIV/Aids (Infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana) em Cuiabá.

Entidades lamentam morte

Academia Mato-grossense de Letras lamenta

Por meio de nota, a Academia Mato-grossense de Letras também lamentou o falecimento de Ivens, que era considerado uma “referência poética para gerações de admiradores e estudiosos de literatura”.

Ivens ainda foi conselheiro municipal de Cultura e contribuiu para alavancar novas gerações de escritores do Estado, como explicou a AML.

O Primeira Página conversou com Flávio Ferreira, advogado e diretor teatral, vice-presidente da Academia. Para ele, apesar da despedida, o coração de Ivens baterá com seus familiares e amigos para sempre.

Flávio Ferreira, vice-presidente da AML fala sobre a morte de Ivens Scaff. (Vídeo: Arquivo Pessoal)

“Tivemos o privilégio dessa convivência e as sementes de amor, as sementes de paz, de simplicidade e generosidade vão ficar conosco para sempre, que Ivens deixou” afirmou Flávio.

Ivens ele era titular da cadeira 7 da AML desde 2014. (Foto: Reprodução)
Ivens era titular da cadeira 7 da AML desde 2014. (Foto: Reprodução)

Segundo Luciene Carvalho, presidente da AML, uma ‘cerimônia da saudade’ deve ser realizada nos próximos dias, reunindo amigos, familiares e admiradores, na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia em Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

O falecimento de Scaff também foi lamentado pela Prefeitura de Cuiabá, que relembrou, por meio de nota, a trajetória do médico e poeta cuiabano.

“Sempre muito atuante, ele contribuiu não apenas para a saúde pública como médico infectologista, mas também enriquecendo a cultura mato-grossense com sua poesia e literatura”, diz trecho da nota.

Ivens Scaff atuou como infectologista em Cuiabá. (Foto: Emanoele Daiane)
Ivens Scaff atuou como infectologista em Cuiabá. (Foto: Emanoele Daiane)

Além da atuação como infectologista em Mato Grosso, Ivens também foi professor no Hospital Júlio Müller, na Capital, como relembrou o poder público.

“Neste momento de dor e consternação, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho do Dr. Ivens Scaff. Que seu legado de dedicação à medicina, à literatura e à cultura de Cuiabá perdure como fonte de inspiração e orgulho para todos nós. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossa cidade e em nossos corações. Para sempre será lembrado como uma pessoa sensível, acolhedora e carinhosa”, finalizou a nota.

Assembleia Legislativa

Eduardo Botelho, presidente da ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), se manifestou sobre a morte, afirmando que, além de dedicar a vida à saúde na Capital mato-grossense, Ivens Scaff “enriqueceu nossa cultura com sua obra literária”.

(Fonte: ALMT)
(Fonte: ALMT)

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.