Sophia @princesinhamt
Notícias

Israel rotula Lula como persona non grata após polêmica comparação com Holocausto nazista

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
israel declara lula persona non grata apos comparacao holocausto nazista

Via @gazetadopovo | Após comparar a reação israelense contra o grupo terrorista Hamas às mortes de judeus no Holocausto, o presidente Lula (PT) é declarado “persona non grata” em Israel. A declaração de Lula foi dada neste domingo (18), durante a Cúpula da União Africana, na Etiópia.

Na ocasião, Lula fazia críticas aos paí ricos que suspenderam o financiamento à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês). A UNRWA é acusada pelo de Israel de colaborar com o Hamas.

“A comparação do presidente brasileiro, Lula, entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto. Não perdoaremos e não esqueceremos. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, informou o chanceler israelense, Israel Katz.

Ao compartilhar nas redes sociais um trecho da declaração dada a jornalistas, na manhã desta segunda-feira (19), Katz disse ter convocado o embaixador brasileiro em Israel para uma visita ao memorial (Museu do Holocausto), “o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família”, completou o chanceler.

Ainda no domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler “é ultrapassar uma linha vermelha”.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Isso se trata de banalizar o Holocausto e tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender”, afirmou o primeiro-ministro.

Por Diógenes Freire Feitosa
Fonte: @gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.