Sophia @princesinhamt
Política

Lula desiste de evento climático na Etiópia devido à falta de líderes presentes

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nesta sexta-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar de um evento organizado pela (FAO) na Etiópia depois que outros chefes de Estado cancelaram suas participações.

A informação foi confirmada por na tarde desta sexta. O evento intitulado de “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28” aconteceria em Adis Abeba, capital da Etiópia e maior cidade do país.

Ele contaria com a presença de diversos governantes africanos. Líderes internacionais cancelaram sua participação por causa de uma reunião de emergência convocada por João Lourenço, presidente da Angola, para discutir com os vizinhos do continente sobre a crise entre Uganda e a República Democrática do Congo.

2025 word1
A Única Reunião Bilateral Que Lula Teve Nesta Sexta-Feira Foi Com O Primeiro-Ministro Da Etiópia, Abiy Ahmed | Foto: Reprodução/Instagram/Lulaoficial

Lula não participou da reunião. Para preencher a agenda, Lula foi jantar na residência oficial do embaixador brasileiro na Etiópia, Jandyr Ferreira dos Santos. A reunião sobre o não foi o único evento de Lula cancelado hoje.

O petista teria uma reunião bilateral com o presidente do Quênia, Willian Ruto, mas o avião do queniano pousou mais tarde que o previsto em Adis Abeba. O presidente teria um encontro com o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, que não teria comparecido por causa do trânsito na capital da Etiópia, segundo a Agência Brasil. 

Outra reunião com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, também não ocorreu. A única reunião bilateral que Lula teve nesta sexta-feira foi com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

No próximo sábado, 17, o presidente da deve participar de uma reunião de cúpula anual da União Africana para tratar de relações comerciais e temas prioritários da gestão brasileira no Grupo dos 20 (G20): transição energética, combate à desigualdade e à fome, desenvolvimento sustentável e reformulação nos organismos internacionais.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.