Sophia @princesinhamt
Notícias

A dengue se espalha em Mato Grosso e casos dobram em apenas 11 dias – mais de 4 mil infectados!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em apenas 11 dias, os números registrados de possíveis casos de dengue mais que dobraram em Mato Grosso. O Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, mostrou que até o dia 2 de fevereiro deste ano haviam sido registrados 1.810 casos prováveis de dengue. No entanto, as novas atualizações mostram que o número de casos prováveis em MT saltou para 4.012 até esta terça-feira (13).

Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e zika (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e zika (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Uma pessoa já teve a morte confirmada por dengue no Estado, e 3 óbitos estão sendo investigados, conforme o painel do Ministério da Saúde.

Com o surto de dengue em todo o país e as chuvas no Estado, é importante redobrar os cuidados. Em Cuiabá, existe um número de telefone exclusivo para denúncias de focos de mosquitos da dengue: o (65) 3318-6059, contato do Centro de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, outras estratégias tem sido adotadas com o objetivo de diminuir os focos do mosquito e conscientizar a população. Atualmente há visitas em imóveis e depósitos que poderiam servir de criadouro do vetor que também transmite chikungunya e zika.

Alerta ligado

Apesar do avanço da doença no Estado, apenas a cidade de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, decretou situação de emergência, devido aos casos de dengue e chikungunya na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, foram registradas 766 notificações de dengue e 555 notificações de casos de chikungunya. 

Conforme o decreto nº 47, diante da situação de emergência, a prefeitura está autorizada a “adotar medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de Arbovirose, em especial, a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento”.  

Vacinação contra a dengue

Mato Grosso não está entre os estados selecionados pelo Ministério da Saúde que receberam as doses do primeiro lote do imunizante Qdenga, com cerca de 1,32 milhão de doses da vacina contra a dengue – das quais 750 mil foram disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.