A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) registrou boletim de ocorrência (B.O.) contra o secretário de Cultura de Santos (SP), Rafael Leal. A parlamentar alega que o oponente a ameaçou no último sábado, 3, durante evento de pré-Carnaval na cidade.
De acordo com o que a congressista afirmou na hora de fazer o B.O., que foi registrado 3º Distrito Policial de Santos, Leal teria a puxado pelo braço e dito palavras ríspidas e em tom ameaçador. Conforme Rosana, o secretário a chamou de “folgadinha” e afirmou que iria destrui-la.
“Folgadinha, olha aqui, nós vamos te amassar”, teria dito Leal, segundo palavras da deputada federal aos membros da . “Vamos te destruir, vamos passar por cima de você como um trator. Toma cuidado.”
Pelo que consta no B.O., Rosana Valle chegou a interpelar o secretário de Cultura se a “destruição” se daria somente no âmbito da disputa eleitoral. De acordo com ela, Leal não a respondeu e deixou o local na sequência.
Leal ainda não se manifestou a respeito do boletim de ocorrência aberto contra ele por ameaça a uma deputada federal. Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que “rechaça toda e qualquer forma de ameaça de gênero”. O órgão ainda informou que “os fatos da denúncia serão apurados”. Por ora, o secretário segue à frente da Cultura do município.
Rosana Valle e Rafael Leal devem estar em lados distintos nas eleições municipais deste ano. Isso porque o secretário de Cultura integra o grupo político que apoia o atual prefeito de , Rogério Santos (Republicanos). Com apoio do ex-presidente , a deputada federal é a pré-candidata do PL à prefeitura local.
Em seu segundo mandato como deputada federal, Rosana é jornalista por formação. Durante 25 anos, por exemplo, ela trabalhou como repórter e apresentadora da TV Tribuna, afiliada da na Baixada Santista e no Vale do Ribeira.
Fonte: revistaoeste