Sophia @princesinhamt
Política

Lewandowski anuncia novos secretários para Ministério da Justiça: fortalecendo a equipe para ações cruciais!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da , Ricardo Lewandowski, oficializou nesta sexta-feira, 9, as nomeações de dois novos secretários para o ministério.

André de Albuquerque Garcia e Jean Keiji Uema vão, respectivamente, ocupar os cargos de secretário nacional de Políticas Penais e secretário nacional de Justiça.

assumiu o cargo em 1º de fevereiro. O novo ministro da Justiça foi ministro do por indicação de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2006 e abril de 2023, quando cedeu o lugar para Cristiano Zanin. Ele foi um dos principais críticos da Operação Lava Jato.

O magistrado foi convidado para o cargo depois da saída de , que será o novo ministro do STF a partir do dia 22 de fevereiro. Os nomes dos secretários já tinham sido anunciados na posse de Lewandowski.

novos secretários
Jean Keiji Uema (À Esquerda) E André De Albuquerque Garcia (À Direita) Vão Assumir Cargos No Ministério Da Justiça. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os novos nomes da pasta vão trabalhar junto de Lewandowski em funções distintas a partir da segunda-feira 12.

André Garcia é procurador do Estado de Pernambuco e ex-secretário da Justiça do Espírito Santo. Ele foi convidado por Lewandowski para liderar a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Nessa função, terá a responsabilidade pela administração dos presídios federais e do Fundo Penitenciário Nacional. Anteriormente, na gestão de Flávio Dino, Rafael Velasco Brandini ocupava esse cargo.

Jean Keiji Uema, analista judiciário do STF, chefiava a assessoria especial da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, sob a direção de Alexandre Padilha. Agora, assume a posição de secretário nacional da Justiça, anteriormente ocupada por Augusto de Arruda Botelho na administração de Dino.

Uema ficará responsável pela coordenação de acordos e pela formulação de políticas de cooperação jurídica internacional, civil e penal. O órgão também coordena a execução da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.