Sophia @princesinhamt
Notícias

Juiz ordena leilão de gado em MT por causa de contratação de parentes pelo ex-prefeito

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, determinou o leilão de vacas, bezerros e novilhas do ex-deputado estadual Meraldo de Sá para pagar a condenação que ele sofreu por ato de improbidade administrativa. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário de Justiça.

O ex-deputado foi condenado em 2014 por ter contratado sua mãe, seu irmão e a esposa na prefeitura de Acorizal (63 km ao Norte de Cuiabá), em 2005, época em que era da cidade.

Ele foi sentenciado ao pagamento de uma multa de 10 vezes o valor do salário que recebia na condição de prefeito. O valor atualizado passa de R$ 100 mil.

O processo está na fase de cumprimento de sentença há mais de seis anos. Durante todo esse período, o ex-parlamentar foi intimado para realizar o pagamento, mas permaneceu inerte. A Justiça, então, determinou a penhora dos bens do ex-deputado, sendo localizado os animais no nome dele.

Serão leiloados 22 reses, sendo quatro vacas mestiças nelore, com quatro bezerros, duas vacas mestiças nelores solteiras e 12 novilhas.

A condenação

Meraldo Sá nomeou Carmelina Carmen de Sá (sua mãe), Maldo Figueiredo Sá (seu irmão) e de Deizy Fátima Ferreira da Silva (sua esposa) nas funções de coordenadora de Promoção Social, coordenador de e secretária de Promoção e Assistência Social, respectivamente.

O Ministério Estadual (MPE) chegou em enviar três notificações, em 2008, 2009 e 2010 para que Meraldo exonerasse todos os parentes e que não fossem realizadas novas contratações do tipo.

Mas o então prefeito não comprovou que fez as exonerações, foi acionado na Justiça e acabou condenado.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.