Sophia @princesinhamt
Notícias

Juiz ordena leilão de gado em MT por causa de contratação de parentes pelo ex-prefeito

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, determinou o leilão de vacas, bezerros e novilhas do ex-deputado estadual Meraldo de Sá para pagar a condenação que ele sofreu por ato de improbidade administrativa. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário de Justiça.

O ex-deputado foi condenado em 2014 por ter contratado sua mãe, seu irmão e a esposa na prefeitura de Acorizal (63 km ao Norte de Cuiabá), em 2005, época em que era prefeito da cidade.

Ele foi sentenciado ao pagamento de uma multa de 10 vezes o valor do salário que recebia na condição de prefeito. O valor atualizado passa de R$ 100 mil.

O processo está na fase de cumprimento de sentença há mais de seis anos. Durante todo esse período, o ex-parlamentar foi intimado para realizar o pagamento, mas permaneceu inerte. A Justiça, então, determinou a penhora dos bens do ex-deputado, sendo localizado os animais no nome dele.

Serão leiloados 22 reses, sendo quatro vacas mestiças nelore, com quatro bezerros, duas vacas mestiças nelores solteiras e 12 novilhas.

A condenação

Meraldo Sá nomeou Carmelina Carmen de Sá (sua mãe), Maldo Figueiredo Sá (seu irmão) e de Deizy Fátima Ferreira da Silva (sua esposa) nas funções de coordenadora de Promoção Social, coordenador de Gabinete e secretária de Promoção e Assistência Social, respectivamente.

O Ministério Público Estadual (MPE) chegou em enviar três notificações, em 2008, 2009 e 2010 para que Meraldo exonerasse todos os parentes e que não fossem realizadas novas contratações do tipo.

Mas o então prefeito não comprovou que fez as exonerações, foi acionado na Justiça e acabou condenado.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.