A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira, 7, a cerimônia para a entrega da Medalha Mérito Legislativo de 2023. Ao todo, 37 pessoas foram agraciadas. A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados, contando com presença dos homenageados.
Entre eles, estiveram presentes: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e André Mendonça. Os escolhidos receberam uma medalha e um diploma de menção honrosa.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, e o jogador de futebol Vinícius Júnior, do Real Madrid, também constam na lista de homenageados, mas não compareceram à cerimônia. A senhora Caroline Vasconcelos recebeu a medalha em nome do atleta. Procurada por , a assessoria do STF não respondeu até a publicação desta reportagem.
A condecoração é destinada a autoridades, personalidades, entidades, campanhas e movimentos que prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Os agraciados são indicados pelos líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Câmara.
Vinícius Júnior foi indicado pelo líder do PL, Altineu Côrtes (RJ); Moraes foi sugestão do primeiro secretário da mesa, Luciano Bivar (União Brasil-PE); Mendonça foi indicação do segundo-vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ); Gilmar foi sugestão do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA); e Romeu Zema indicado pela líder do Partido Novo, Adriana Ventura (SP).
Apesar de não estarem como indicados para receber a Medalha do Mérito Legislativo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro da Defesa, José Múcio, marcaram presença no evento.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), presidiu a sessão. Alguns deputados marcaram presença no evento.
Fonte: revistaoeste