, importante escritor negro e ativista dos direitos civis, é o homenageado do Google no primeiro dia de fevereiro (01/02). Mais que romancista e poeta, foi uma importante voz no movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e suas contribuições continuam efervescendo os debates na atualidade.
Saiba mais sobre o autor na matéria do AdoroCinema, a seguir!
Documentário reacendeu legado de Baldwin
Seu legado, que também influenciou o movimento Black Lives Matter, foi reaceso pelo documentário”, de 2016, cujo diretor deu sequência a uma carta escrita por Baldwin, nunca terminada. O manuscrito revelava uma tentativa de Baldwin de costurar a história de seu país por meio da vida e morte de amigos Malcom X, Martin Luther King Jr. e Medgar Eves.
Inspirou filme super premiado
Seus romances também inspiraram filmes de sucesso, como o longa que rendeu a o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2018:. A produção foi dirigida por , mesmo diretor de , filme que retratou diferentes fases da jornada de Chiron, um jovem negro e gay em um mundo hostil.
Conheça as obras do autor
#1 – Se a Rua Beale Falasse
O romance de 1974 tem o Harlem dos anos 70 como pano de fundo de uma sólida história de amor. Um rapaz negro que é acusado injustamente de um crime que não cometeu e o desespero e a esperança que mobiliza Tish a lutar por sua liberdade.
#2 – Notas de Um Filho Nativo
Notas de Um Filho Nativo é um livro que discorre sobre raça e identidade. Aos 31 anos, Baldwin se dá conta do momento mais importante de sua formação, em que percebeu que a linha do seu passado o levava à África, o lugar onde ele encontraria seu reflexo mais autêntico.
#3 – Terra Estranha
Ambientado numa Nova York dos anos 1950, Terra Estranha representa um retrato honesto sobre a bissexualidade e relações interraciais na época. Aborda temas vivenciados por James Baldwin, como raça, nacionalismo, identidade, depressão e a bissexualidade.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema