A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria municipal de Saúde, deverá se reunir com representantes da Secretaria de Educação para definir o uso recomendatório das máscaras em escolas, igrejas e locais de trabalho. A medida visa combater o aumento de casos confirmados de Covid-19 no município. No entanto, deverá ser acertada com todas as pastas administrativas.
A informação foi confirmada pelo próprio secretário de Saúde, Gonçalo Barros, durante comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira (30). O secretário explica que esteve em conversas com o prefeito da cidade, Kalil Baracat (MDB), no entanto, antes da exigir a máscara, acredita que com a vacinação em massa possa cobrir a onda de infecção.
“Então diante dos números, após ampla conversa com o prefeito Kalil Baracat, resolvemos tomar algumas medidas de alerta a população. A primeira é que nossas equipes vão promover a busca ativa dos não vacinados. Segundo, tornar como prevenção e recomendação o uso de máscara em lugares fechados, como igrejas, local de trabalho e escolas. Para este último item será realizada uma reunião estratégica com o gestor da educação municipal, para a recomendação do uso de máscara dentro das salas de aula. Mas isso ainda está sendo estudado, analisado. Acreditamos que se todos adotarem os cuidados já recomendados, podemos minimizar este aumento de casos significativo deste mês de janeiro”, apontou Gonçalo.
As infecções por covid-19, que vinham níveis baixos, voltaram a subir, neste mês de janeiro em Várzea Grande, assim como em muitas cidades do país, em decorrência da nova subvariante da Covid-19, chamada JN 2.5, que foi identificada em Mato Grosso.
Somente em 30 dias, mais de 486 casos da doença foram confirmados.
Do dia 31/12/2023 a 6/01/2024, correspondente a primeira semana do mês de janeiro, foram confirmados 25 casos de Covid-19.
Na segunda semana do mês de 7/01/24 a 13/01/24, foram 44 casos. Já na terceira semana do mês, dentre os dias 14 e 20 de janeiro, as confirmações subiram para 118, e de 21 de janeiro ao dia 27 os casos saltaram ainda mais para 299, totalizando só no mês de janeiro 486 casos confirmados.
A prefeitura ressalta que a recomendação mais importante é a conclusão do ciclo vacinal. Atualmente está sendo aplicada a vacina bivalente, recomendada para pessoas maiores de 18 anos que já receberam duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, e para aqueles com mais de 12 anos que apresentam comorbidades e que também já tomaram duas doses do esquema primário. O imunizante está disponível em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde de Várzea Grande.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews