Após dois óbitos confirmados causados pela Covid-19 no município de Água Boa (730 Km de Cuiabá), e Sorriso, três cidades de Mato Grosso emitiram um comunicado à população, recomendando o retorno do uso de máscaras para evitar a contaminação pelo vírus. Além de Água Boa, a cidade de Nova Xavantina (650 Km de Cuiabá), no Vale do Araguaia, e Cáceres, a 220 quilômetros da capital, também emitiram o mesmo comunicado, alertando ainda os moradores para que adotem também as medidas básicas de prevenção da Covid-19.
A recomendação foi feita após o aumento o números de casos da doença nas cidades e o surgimento de uma nova subvariante em Mato Grosso: a JN 2.5, originária da variante ômicron do vírus. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também emitiu um alerta oficial às cidades de MT, para que retornem com as medidas de prevenção e intensifiquem a vacinação.
Segundo dados da Prefeitura de Água Boa, só neste mês foram registrados 30 novos casos de Covid-19, além de uma morte confirmada em decorrência da doença.
Já em Cáceres, 157 casos estão sendo monitorados e 14 pessoas encontram-se internadas. Desde o início da pandemia, em 2019, a cidade, situada na região do Pantanal mato-grossense, registrou 22.819 casos confirmados na cidade e 496 mortes.
Diferente das duas cidades, Nova Xavantina registrou apenas dois casos de Covid-19 na semana passada, dos quais 1 paciente ainda se encontra internado. Mesmo assim, o município se colocou em estado de alerta para uma possível proliferação do vírus.
NOVA SUBVARIANTE
No início da segunda quinzena de janeiro, o Ministério da Saúde recebeu uma notificação do primeiro caso da subvariante JN 2.5 no Brasil, dos quais quatro casos foram registrados em Mato Grosso. 4 mulheres da capital, Cuiabá, tiveram o exame positivado para a nova cepa e foram hospitalizadas.
Três delas receberam alta, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Vigilância Municipal. Já a quarta paciente, segundo a SES-MT, permaneceu internada, porém morreu devido a um quadro de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Todavia, segundo a equipe de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde, a morte é investigada, não sendo possível afirmar se tem ligação direta com a nova subvariante.
USE MÁSCARA
As máscaras são recomendadas às pessoas com sintomas gripais e trabalhadores da saúde, em especial, dentro das unidades.
Também é recomendada a lavagem de mãos e, quando não for possível, o uso de álcool para higienização deve ser utilizado em substituição, além de manter distanciamento de segurança nos locais com maior concentração de pessoas.
LEIA MAIS: SES detecta presença de nova subvariante da Covid em MT
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews