Na manhã de sábado 27, o piloto Ricardo Augusto de Souza Lima, de 44 anos, morreu na queda de uma aeronave agrícola na cidade de , localizada na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os profissionais do foram chamados para atender a ocorrência às 13h35, com quatro viaturas. Os bombeiros constataram a morte do piloto no local da queda do avião.
O acidente
O avião pertence à empresa Pachu Aviação Agrícola, do município de Olímpia, que em nota divulgada à imprensa lamentou a morte.
“Profissional experiente e extrovertido, ele se tornou rapidamente uma pessoa admirada e querida por todos na empresa. O profissional deixa esposa e dois filhos, aos quais a empresa está prestando todo apoio e manifestamos também nosso carinho”, publicou a empresa paulista em nota de pesar.
‘Documentação em dia’
Ainda segundo a empresa dona do avião, “tanto o piloto quanto a aeronave envolvida na operação deste sábado estavam com toda a documentação em dia e atendendo a todos os requisitos legais e de segurança para a atividade. Especialmente quanto à manutenção do avião. Por isso mesmo, a empresa está colaborando com as autoridades, tendo preservado o local da queda e acionado imediatamente o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), a quem cabe agora apurar as causas do acidente”.
O avião cujo prefixo é PT-VYS é uma aeronave modelo EMB-202A, fabricada pela Embraer em 2013. Ao jornal Folha de S.Paulo, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que investigadores do Seripa IV foram acionados a fim de realizar as investigações sobre o acidente.
‘Morte suspeita’ na queda de avião
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), oficiais da Polícia Militar foram ao local do acidente onde encontraram o avião caído em um canavial, sem informações sobre a causa do acidente. O caso foi registrado como “morte suspeita”, na Delegacia de Nova Granada.
O corpo do piloto Ricardo Augusto de Souza Lima, morto na queda de avião, foi transferido para a região norte do Paraná, onde a cerimônia de despedida foi realizada no Velório Municipal da cidade de Carlópolis, no domingo 28.
Fonte: revistaoeste