Com o intuito de incentivar o uso de joias em nosso país, o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) lança Vivências, Duetos, Autêntico e Gerações. Esses são os nomes de cada um dos vídeos da campanha “A vida nem sempre segue um roteiro, ela é feita de brilhantes momentos“. “A ideia é não apenas estimular esse mercado como também modernizar a imagem do produto”, explica Écio Moraes, diretor-executivo da instituição. “Com isso atrair novos públicos e estar inserido no mundo da internet, posto que a presença das joalherias ainda é pequena se comparada a outras categorias”.
Vivências
O roteiro do primeiro vídeo expressa a emoção da mãe em participar dos preparativos do casamento da filha e como a joalheria está inserida no dia-a-dia das famílias. Matrimônios, nascimentos, noivados, festas de 15 anos e formaturas, todas ocasiões onde, sem dúvida, as joias se fazem presentes e criam uma marca. Ou seja, os objetos tornam-se ainda lembranças que passarão de geração para geração.
Duetos
No segundo vídeo, o IBGM celebra o amor em todas as suas formas e investe na diversidade. A Liba Propaganda, agência de publicidade contratada para a produção dos filmes, realizou pesquisas para identificar os nichos de mercado e a comunidade homoafetiva se mostrou um potencial consumidor. O roteiro foi criado para atender os pré-requisitos desse público, afinal é preciso que ele se reconheça e se identifique. “Antes de tudo, estamos lidando emocionalmente com o valor humano. Mercadologicamente, reforçamos o convite a um target cada vez mais real. Precisamos conversar com o consumidor já que é ele quem escolhe e compra”, afirma Cassio Aielo, diretor de criação.
Seja autêntico
Com linguagem leve e jovial, o curta visa incentivar o uso de joias e também modernizar a imagem do produto, para atrair novos públicos, como o masculino. O vídeo Autêntico trabalhou a questão da autenticidade e da liberdade de estilo, onde o jovem não segue somente o que sente, mas também quem ele usa como referência.
Gerações
Neste filme, o potencial econômico da terceira idade (com a formatura do avô na faculdade) bem como o resgate pelos ritos de passagem que estão sendo impulsionados pelos millennials ganharam destaque. “Estudos sobre comportamento do consumidor apontam que a terceira idade tem mostrado, por causa de sua maturidade, um estilo de vida muito mais ativo e economicamente saudável do que as outras gerações”, explica a empresária Roseli Duque, presidente do IBGM. “O filme valoriza ainda o trabalho artesanal do setor joalheiro, já que leva um pouco dos processos de produção de uma joia para o público geral”.
A campanha “A vida nem sempre segue um roteiro, ela é feita de brilhantes momentos” tem patrocínio das associações estaduais AJESP, SINDJOIAS-AJOMIG e Sistema AJORIO. Juntas arcam com 50% da produção assinada pela Liba Propaganda. Informações adicionais podem ser encontradas no site www.ibgm.com.br ou nas redes sociais @ibgmbrasil.
Fonte: fashionbubbles