Sophia @princesinhamt
Política

STF exige que Braskem e Prefeitura de Maceió forneçam informações sobre acordo – Descubra todos os detalhes agora!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou informações à Braskem e à Prefeitura de Maceió sobre o acordo de R$ 1,7 bilhão. A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, determinou que a empresa e o órgão público devem prestar esclarecimentos em até 30 dias sobre a indenização por danos causados pela extração de sal-gema na capital alagoana.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

A empresa e a prefeitura fecharam o acordo em julho de 2023, antes da crise que ocorreu na cidade por causa da extração. A ministra assinou a determinação na segunda-feira 8 e também pediu informações à Procuradoria-Geral de Justiça de Alagoas e às defensorias do Estado e da União. A resposta deve ocorrer dentro do prazo de 15 dias.

Governo do Alagoas entrou com ação contra acordo

Braskem FitchBraskem Fitch
Mais De 40 Mil Pessoas Foram Desabrigadas Em Maceió Por Causa Do Colapso Da Mina 18 Da Braskem | Foto: Cibele Tenório/Agência Brasil

A solicitação de Cármen Lúcia ocorre para que a ministra possa analisar a No documento, o governador Paulo Dantas (MDB) argumenta que o contrato entre a Braskem e a prefeitura foi assinado sem a participação dos representantes de grupos afetados. Além disso, o acordo permite à empresa explorar economicamente a área poluída.

Dantas ainda disse que o governo do Estado deveria participar da decisão por fazer parte do Sistema Gestor Metropolitano e por auxiliar na gestão da mobilidade urbana. O pedido do Estado foi rejeitado em 14 de dezembro pela Justiça Federal, mas o governo recorreu ao Supremo.

A Prefeitura de Maceió recebeu o despacho e disse ver com “naturalidade” o pedido da ministra do STF. A administração municipal ainda informou ao site Poder360 que encaminhará as informações dentro do prazo e que acredita na regularidade do termo firmado com a Braskem.

A Braskem não se pronunciou sobre o pedido da ministra.

A movimentação por parte do STF ocorre depois de uma das minas mantidas pela Braskem em Maceió para a extração de sal-gema colapsar. .

A Prefeitura de Maceió é comandada por João Henrique Caldas, o JHC, que é filiado ao PL e aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O governador de Alagoas, Paulo Dantas, pertence ao grupo político liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Leia também: “A mais recente catástrofe ambiental brasileira”, reportagem de Myllena Valença publicada na Edição 195 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.