As autoridades europeias que cuidam da norma de emissões Euro 7 resolveram deixá-la menos rigorosa e com isso os modelos a combustão passaram a ter uma sobrevida na Europa. Na verdade, acredita-se que houve pressão para que isso acontecesse e algumas fabricantes começaram a mudar seus planos de aposentar modelos a gasolina e de lançar elétricos.
VEJA TAMBÉM:
Uma delas é a Volkswagen, que adiou o início da produção em série do hatch compacto elétrico ID.2 de 2025 para 2026, informa o site Automotive News Europe. Conforme a publicação, como agora foi permitido fabricar e vender modelos com motor a combustão por mais tempo do que o esperado anteriormente, os planos da marca alemã mudaram.
A União Europeia cedeu à pressão de vários países fabricantes de automóveis e atenuou os regulamentos Euro 7 lançados no final do ano passado, ao ponto de a nova norma de emissões ser efectivamente idêntica à antiga Euro 6. No entanto, houve algum progresso no que se refere às normas sobre partículas que saem das pastilhas de freios e dos pneus.
Ainda conforme o Automotive News Europe, a Volkswagen planeja revelar a versão de produção do ID.2 em 2025 e vai começar a produção do novo modelo elétrico em pequena escala no mesmo ano. Mas a produção em grande escala não acontecerá antes de 2026, um período que colocaria o ID.2 atrás de outros veículos elétricos acessíveis, incluindo o Citroen e-C3 e os rivais chineses que estão começando a se infiltrar no continente.
O chefe da VW, Thomas Schaefer, também disse à publicação alemã que a empresa agora planeja fabricar apenas 80% do volume máximo de vendas esperado de um veículo novo para evitar que os carros não vendidos se acumulem se a demanda entrar em colapso.
A VW foi recentemente forçada a interromper temporariamente a produção dos seus veículos elétricos devido à desaceleração da procura na Europa. Schaefer explicou que turnos extras seriam adicionados para produzir unidades adicionais caso algum carro novo fosse um sucesso entre os clientes.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo