Sophia @princesinhamt
Food

Como economizar e ter uma alimentação saudável: dicas para preparar comida para a semana toda

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um novo ano está começando e entre os objetivos de muitas pessoas estão metas de como economizar e também de como comer de forma saudável. Vamos combinar que ficar “refém” de fast foods ou deliverys é pouco favorável para a saúde e para o bolso.

2024 word1

Pensando nisso, o Primeira Página traz dicas para que você possa garantir a comida da semana toda, com qualidade e economia.

A primeira dica é organizar o tempo que você vai gastar para deixar tudo prontinho. Esse tempo pode ser “terapêutico”. Coloque uma boa música, sinta o sabor e o cheiro de cada alimento, e mãos na massa.

Vamos às dicas:

Ingredientes

Você deve pensar que uma boa refeição deve reunir nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. É necessário optar por alimentos que contenham proteínas e carboidratos, além de vegetais e leguminosas.

As proteínas são essenciais para a manutenção do organismo, tanto que precisamos de grandes quantidades para que tudo funcione de maneira orquestrada. Ela é necessária para a estrutura, função e regulação dos tecidos e órgãos do corpo. Elas estão presentes em alimentos como: soja, carnes e peixes, tofu e ovos.

Os carboidratos são um “combustível” para o corpo, nos dando energia para realizar as atividades do dia. Os carboidratos mais consumidos estão presentes em grãos e cereais, como o arroz, a quinoa e o milho; e em tubérculos, como a batata, a mandioca, o inhame, e a cenoura.

Para fechar o prato com chave-de-ouro, as verduras e legumes, que são cheias de fibras alimentares, vitaminas e minerais, não podem faltar. Entre as verduras e os legumes mais famosos estão o chuchu, beterraba e abóbora.

Cardápio

Planejar o que comer em cada dia da semana antes de “colocar a mão na massa” evita perda de tempo na cozinha e a compra dos alimentos é feita na medida certa, evitando desperdícios.

Escolha uma proteína, um carboidrato, verduras, legumes e leguminosas para cada dia. Assim, você consegue escolher a salada de entrada, o prato base (carboidrato), o prato principal (proteína) e o acompanhamento (legumes e verduras).

Hora de congelar as marmitas

Escolha um recipiente adequado para congelar a comida. Depois que escolher o recipiente, acomode a comida no pote e deixe um espaço para não transbordar. Certifique-se de que eles estão bem vedados e leve à geladeira!

Separe verduras do resto da comida, pois essas devem ficar na parte inferior da geladeira. Evite congelar alimentos crus, ovos cozidos, maionese ou preparações com creme de leite e queijos cremosos. Sempre que possível, etiquete as marmitas com o dia do preparo e a composição, a fim de facilitar a identificação.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.