Sophia @princesinhamt
Tecnologia

O impacto da inteligência artificial: descubra a real probabilidade de substituição dos seres humanos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um , que contou com a colaboração de 2,7 mil pesquisadores, concluiu que o risco de a artificial acabar com a humanidade não é tão insignificante. O relatório destaca que pouco mais da metade dos pesquisadores dizem que há uma chance de aproximadamente 5% de a IA acabar com a humanidade. 

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

A pesquisa contou com cientistas das Universidades de Berkeley (EUA), (Reino Unido) e Bonn (), entre outras instituições. 

As máquinas com ência artificial vão superar os humanos?

Inteligência artificialInteligência artificial
De acordo com o estudo, 68% dos pesquisadores afirmaram que o mais provável é que o uso da IA traga ‘mais resultados bons que ruins’ para os humanos | : Reprodução/Freepik

Além disso, 10% dos pesquisadores disseram que é possível que as máquinas possam superar os humanos em “todas as tarefas possíveis” até 2027. Em contrapartida, metade dos entrevistados disse que isso deve acontecer em 2047. 

Em compensação, 68% dos pesquisadores afirmaram que o mais provável é que o uso da IA traga “mais resultados bons que ruins” para os humanos. 

Número significativo 

Ainda segundo o relatório, o número de 5% que consideram que a IA pode acabar com a humanidade é significativo.

“É um sinal importante de que a maioria dos pesquisadores de IA não considera totalmente implausível que a humanidade possa ser destruída”, disse a pesquisadora Katja Grace. “Acho que esta crença geral num risco não minúsculo é muito mais reveladora do que a exata de risco.”

Ainda de acordo com a pesquisa, prever que a humanidade pode acabar é, de qualquer forma, muito difícil até mesmo para os especialistas. 

“Essas previsões devem fazer parte de um conjunto mais amplo de evidências provenientes de , como tendências em hardware de computador, avanços nas capacidades de IA, análises e insights de especialistas em previsões”, reforça o documento.

Leia também: “A inteligência artificial muda o mundo”, artigo de publicado na Edição 197 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.