Sophia @princesinhamt
Política

PT critica ministro da Defesa por declaração polêmica sobre o 8 de janeiro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O deputado federal criticou, nesta sexta-feira, 5, a entrevista concedida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao jornal O Globo, sobre as manifestações do dia 8 de janeiro. Na entrevista, o ministro destacou que não havia um “líder” para orquestrar a tentativa de golpe.

Por meio de uma publicação no Twitter/X, o parlamentar petista questionou a fala de Múcio. Para o deputado, a declaração do ministro é “quase uma anistia prévia da cúpula golpista, de envolvidos na trama e do próprio Jair Bolsonaro”.

+ Leia mais notícias de Política na

Ao jornal O Globo, Múcio Monteiro falou sobre o fato de ser criticado justamente por integrantes do PT. Para o ministro, as críticas entre aliados fazem parte do jogo democrático.

“Tem muitos que criticam”, disse o titular da Defesa, pasta à qual as Forças Armadas estão subordinadas. “Outros elogiam.”

Forças Armadas não buscavam um golpe

8 de Janeiro Múcio8 de Janeiro Múcio
Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou as falas do ministro da Defesa, José Múcio durante entrevista ao jornal O Globo | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na entrevista ao jornal, Múcio Monteiro disse que até poderia haver algumas pessoas “da instituição” que queriam, “mas as Forças Armadas não queriam um golpe”.

“Você pode dizer: ‘No governo anterior havia pessoas que desejavam o golpe’, mas não havia um líder que dissesse assim: ‘Nós queremos, eu sou o chefe, vamos’”, destacou o chefe da Defesa. “Não existe revolução sem um chefe.”

Tal afirmação, no entanto, também foi alvo de Lindhbergh. O deputado alegou que houve participação de “setores importantes das Forças Armadas no planejamento e na execução dessa tentativa de golpe”.

“Temos a oportunidade histórica de ver esses militares sendo julgado pelo Justiça, no o STF. No golpe militar de 64 não houve isso”, escreveu o petista. “Nem os que participaram daquele episódio de atentado a bomba no Riocentro foram presos. Falo isso não por vingança, mas por ter certeza de que se não houver punição, eles voltarão a atentar contra a democracia em breve.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.