Sophia @princesinhamt
Política

Candidato ao governo de SP, ex-ministro destaca ousadia de Mendes para solucionar problema na 163

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ex-ministro de Infraestrutura e candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas disse que a solução para a concessão da BR-163 vai ser uma realidade “graças à ousadia e criatividade” do governador reeleito Mauro Mendes (União), que esteve em evento em São Paulo, na quarta-feira (5).

Tarcísio citou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Rota do Oeste, que é um dos passos para transferir a concessão de 822,8 km da BR-163 para o governo do estado, via MT Par.

“A BR-163 está saindo, vai ser uma realidade graças à ousadia e criatividade do governador Mauro, que deu uma solução muito diferente usando a MT Par, e isso é o que vai viabilizar as obras de volta”, disse.

Tarcísio Freitas também destacou o auxílio do ex-senador Cidinho Santos, que ajudou o governador nas articulações necessárias para viabilizar a solução.

O governador Mauro Mendes também agradeceu o ex-ministro pelo apoio na construção dessa solução, que é inovadora no país e tem sido elogiada pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) como um “case de sucesso”.

”A solução da BR-163 aconteceu porque muita gente ajudou. O ministro Tarcísio abençoou no início e ainda como ministro da Infraestrutura deu sinal verde para que nós pudéssemos avançar. O ministro Marcelo seguiu as orientações e nós vamos ter no ano que vem, em janeiro, obra na BR-163”, pontuou.

Solução em andamento

O TAC assinado nesta semana é a segunda parte da solução para esses entraves. O documento prevê a execução de um plano de ação contra os gargalos da BR-163, dentre os quais a conclusão de todos os investimentos previstos para a duplicação da rodovia, no prazo de até 8 anos.

 

A previsão é que, caso a renegociação de dívidas seja aprovada pelos credores, as primeiras obras de duplicação sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2023, considerando também os trechos mais críticos e com maior registro de acidentes. A proposta é que, ao todo, seja investido cerca de R$ 1,2 bilhão no prazo de dois anos.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.