Sophia @princesinhamt
Política

Eleições em SP geram tensões entre Lula e apoiadores de Boulos, Tabata e Nunes

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A eleição municipal na cidade de , que vai acontecer em outubro deste ano, tem dividido aliados do Luiz Inácio Lula da Silva em palanques de Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB-SP) e Ricardo Nunes (MDB).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O quadro tem causado preocupação, tanto entre os pré-candidatos e suas equipes quanto no governo . A situação ainda deve dividir Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). 

A preocupação do governo é que a disputa local entre apoiadores de Lula não prejudique as articulações políticas do governo no Congresso Nacional.

Boulos recebe apoio de Lula

O pré-candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Guilherme Boulos, já tem apoio garantido. O psolista também deve contar com o suporte dos ministros Fernando Haddad (), Alexandre Padilha (Relações Internacionais) e Marina Silva (Meio Ambiente). 

Tabata recebe apoio de Alckmin

Tabata AmaralTabata Amaral
Tabata Amaral também conta com o apoio do ministro Márcio França (Empreendedorismo e Microempresa) | Foto: ção/Agência Brasil

Em contrapartida, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, se posicionou em defesa da deputada federal Tabata Amaral. Em outubro, durante discurso em um encontro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o ex-governador de São Paulo disse que Tábata era “a novidade, a mudança, a verdadeira mudança”.

A pré-candidata também conta com o apoio do ministro Márcio França (Empreendedorismo e Microempresa). Ele atuou em articulações que resultaram na filiação do apresentador José Luiz Datena, cotado para ser vice-prefeito de Tabata. 

Ricardo Nunes pode receber apoio de Simone Tebet

Em campo oposto, o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pode receber apoio da ministra Simone Tebet (Planejamento). No entanto, o engajamento da ministra na campanha de Nunes ainda gera dúvidas. Uma eventual adesão de Jair Bolsonaro (PL) ao emedebista pode impedir a aproximação de Tebet.

O prefeito, no entanto, conta com o apoio dos ministros de seu partido. Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes) podem ser peças-chave em sua campanha. 

“Os ministros do MDB evidentemente vão me apoiar”, disse Nunes à Folha de S.Paulo. “Não tem nenhuma forma de não acontecer isso. A eleição da capital é a mais importante do MDB.” 

Governo em saia justa

Na última reunião ministerial do ano, Lula apelou para que os partidos aliados evitem ao máximo enfrentamentos nas cidades. Quando se referiu à questão com Alckmin, o petista disse que era necessário evitar problemas. Na ocasião, o PSB se apressou em reiterar apoio aos planos de Tábata.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.