Sophia @princesinhamt
Eventos

Museu de História Natural: atrações natalinas, trilha incrível e biblioteca inaugurada!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No mês em que comemora 17 anos de fundação, o Museu de História Natural de Mato Grosso traz uma programação com novas experiências culturais e de para os visitantes. Além das oficinas gratuitas, o espaço inaugura uma trilha sensorial, biblioteca e obras de melhoria de acessibilidade do prédio. A celebração inclui, ainda, uma apresentação do Instituto Flauta Mágica.

Nesta quinta-feira (07.12), o espaço cultural comemora 17 anos de fundação e traz novidades para os visitantes. Na data, o poderá conhecer a nova trilha sensorial do Museu, que será inaugurada no jardim. A proposta é proporcionar estímulos táteis, visuais e olfativos enquanto é feito o caminho de experiências pela natureza do local. Também inclui um painel com reproduções de arte rupestre adaptado para pessoas com deficiência visual.
 

2024 word2
Trilha sensorial do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina

 

Outra novidade é a Biblioteca Maria Lúcia Franco Pardi, em memória à renomada arqueóloga brasileira, que atuou em defesa do patrimônio cultural. O espaço contará com livros de geologia, arqueologia, povos indígenas, infantis e outros temas relacionados à história natural. As obras ficarão disponíveis para leitura no local, que também terá um computador com acesso à disponível para o público.

A comemoração do aniversário do Museu inclui entrega de obras de acessibilidade ao público, como rampa de acesso e corrimão na fachada e calçada com piso tátil para pessoas com deficiência visual.
 

2024 word2
Obra de acessibilidade do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina

 

A programação de dezembro terá também uma apresentação do coral do Instituto Flauta Mágica, no dia 16 de dezembro, às 18h. A entrada será gratuita.

Em relação às oficinas e atividades ao ar livre, o acesso também é gratuito, mas é preciso fazer inscrição pela internet (neste AQUI) para participar.  

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Além de oficinas e atividades na área externa do Museu, o espaço cultural possui uma permanente de arqueologia e paleontologia, e duas réplicas em tamanho real de dinossauros, que ficam na área externa.

Há ainda a mostra temporária ‘Árvore-Ser’, que une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros. A exposição fica aberta ao público até 10 de dezembro, e tem entrada gratuita.

Dezembro: programação de eventos e oficinas gratuitas
 

  • 07.12 – 8h às 18h – Aniversário do Museu – Inauguração da trilha sensorial e da Biblioteca Maria Lúcia Franco Pardi. Entrega das obras de acessibilidade do prédio
  • 09.12 – 9h – Celebrando o Museu – caça ao tesouro e brincadeiras
  • 09.12 – 14h30 – Encontro aberto da Urban Sketchers Cuiabá com criação de desenhos livres de observação
  • 09.12 – 15h e 16h – Projeto Eu sou a paz / Sahaja Yoga contação de histórias e prática de relaxamento
  • 16.12 – 9h – Oficina Escrita Criativa: memórias da ceia de Natal – poema visual
  • 16.12 – 18h – Mágica com coral Flauta Mágica
  • 23.12 – 9h – Guirlanda de Natal sustentável 
  • 30.12 – 8h – Yoga no jardim
  • 30.12 – 9h – Oficina de cianotipia e impressão solar – técnica de fotografia

2024 word2
Fachada do Museu de História Natural
Créditos: Thiago Zina

 

Serviço
Museu de História Natural de Mato Grosso
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a sábado, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Entrada gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.  
Inscrições para oficinas: AQUI
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt

Fonte: matogrossodigital

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.