Sophia @princesinhamt
Mundo

Tendência alarmante: número recorde de imigrantes ilegais do México preocupa os Estados Unidos

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nos últimos meses, as autoridades federais dos Estados Unidos, têm prendido diariamente um número recorde de imigrantes na fronteira sul dos Estados Unidos, vindos do México.

A situação, informou o El Diario de NY, sobrecarrega os recursos que já estão saturados. O número médio por semana relatado em 28 de novembro atingiu 6.800 prisões.

O El Diário diz que as capturas na fronteira com o México aumentaram pouco a pouco desde o verão. Em novembro, as autoridades fronteiriças detiveram cerca de 192 mil imigrantes nos portos de entrada.

Isso equivale a um crescimento de 2% em comparação com as apreensões de outubro, que atingiram 188 mil, disse Jason Owens, chefe da Patrulha de Fronteira dos EUA.

A média aumentou ainda mais nos últimos dias deste mês de dezembro. Mais de 10 mil imigrantes cruzaram irregularmente a fronteira diariamente.

Título 42

Biden e ObradorBiden e Obrador
Biden Pressionou Presidente Mexicano Lopez Obrador A Tomar Medidas De Controle | Foto: Reprodução/Instagram

Tal quantidade de pessoas não era vista desde os dias anteriores ao levantamento da restrição à covid-19, conhecida como Título 42, medida de saúde pública implementada em 2020, que permitia rejeitar imigrantes na fronteira.

O problema, segundo o jornal, é a escassez de capacidade e recursos para fazer face ao aumento sem precedentes. Isso tem levado as autoridades temerem que a situação saia do controle.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O presidente Joe Biden, nesta semana, apelou ao presidente Andrés Manuel López Obrador, do México, para que o país latino-americano tome maiores iniciativas para impedir o fluxo de pessoas.

Ambos, segundo o El Diário, concordaram que é necessária uma maior aplicação da lei, razão pela qual altos funcionários dos EUA viajarão ao México nos próximos dias.

Durante a administração Biden, o Departamento de Segurança Interna considerou vários cenários. Num deles, projetou aumentos na fronteira sul para até 16 mil a 18 mil pessoas por dia, antes do levantamento do Título 42.

“Poderíamos ter, e poderíamos sustentar, alguns dias com 12 mil prisões”, disse um ex-funcionário da Segurança Interna à CNN.

“Mas a realidade é que um fluxo sustentado de 12 mil a 14 mil é o que consideramos que enfraqueceria o sistema. Qualquer coisa além disso causou tensão significativa sobre recursos e prisões. No final, sabíamos que estávamos excedendo as capacidades do DHS”, acrescentou o ex-funcionário. “Vai quebrar.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.