Sophia @princesinhamt
Notícias

Como lidar com as expectativas frustradas no Ano Novo: as dicas de um psiquiatra especializado

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fim de ano é sempre um momento de reflexão, quando muita gente aproveita para fazer um retrospecto de tudo que viveu no ano que está indo embora, mas as vezes pode surgir um sentimento de frustração. Como lidar com esses sentimentos conflitantes?

Marcos Estevão é médico psiquiatra e escritor. Ele usa o termo “dezembrite” para explicar essa Síndrome do Final do Ano, em que alguns sofrem demasiadamente com a possibilidade de não alcançarem o que desejaram ao longo do ano. (Veja o vídeo abaixo).

Dr. Marcos Estevão Psiquiatra fala sobre a Síndrome do Fim de ano. (Vídeo: Reprodução)

“Muitas vezes esquecemos que nem tudo é ão fácil, precisamos correr atrás dos nossos objetivos, mas sempre com os pés no chão”.

O psiquiatra explica sobre a importância de saber lidar emocionalmente com a adversidade, afinal isso acontece quando nos colocamos frente à vida.

“Na verdade, pode ser até mesmo um ano ruim, caso nossas não sejam alcançadas, quando vemos frustrados nossos desejos. Neste caso, precisamos assumir nossa posição de pessoas maduras e admitir os diferentes caminhos da vida, que são traçados, muitas vezes, em desacordo com nossa vontade. Só então nos damos conta de que o mundo gira e nem sempre nos encontra no ponto certo a cada volta”.

2024 word2
Síndrome do fim de ano. (Foto: Reprodução)

Desde que haja forte expectativa ou certeza de dias melhores, estamos diante do que se conhece popularmente por “dezembrite” ou “síndrome do final do ano”.

Por se tratar de um transtorno depressivo, traz consigo os sintomas comuns a qualquer episódio depressivo, como falta de alegria nas celebrações do final de ano, tristeza, medo da decepção e frustração, dores no corpo, , abuso de álcool e drogas, etc.

“Há, então, necessidade de buscar ajuda profissional de um psiquiatra, além do acompanhamento psicológico, visando à compreensão do problema e à aceitação da necessidade de tratamento”, alerta o médico.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.