Durante uma live no canal Diário do Centro do Mundo, no YouTube, o dono do perfil de fofoca Choquei, Raphael Sousa, admitiu ser próximo do influenciador Felipe Neto e do deputado federal André Janones (Avante-MG), responsável pela coordenação da campanha digital de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A admissão ocorreu em novembro daquele ano, depois do resultado que levou o petista de volta ao Palácio do Planalto.
Na ocasião, Sousa respondeu ao comentário de uma espectadora, que se apresentou como Lia Sergia Marcondes. Ela disse que conheceu o Choquei por meio do influenciador, que trabalhou ativamente pela vitória de Lula contra Jair Bolsonaro (PL).
“Felipe Neto foi uma grande amizade que se fortaleceu”, disse Sousa. “A gente já conhecia ele [sic], já tinha contato com ele antes da política, né? Aí, ele e o Janones acho que foi [sic] responsável, como que falo, pela visibilidade que o Choquei teve. Eles retuitaram bastante coisa do Choquei durante o período eleitoral. Fora do período eleitoral também estão tendo interação.”
+ Leia as últimas notícias de Política em Oeste
Sousa alegou que a relação do Choquei com o influenciador e com o deputado é despida de interesses. “Igual muitas pessoas da internet pensa [sic]”, acrescentou. “Felipe Neto é um querido para a gente, e acho que a gente também é para ele.”
Parceiro de Janja, apoiador do governo Lula
Embora se dedique ao entretenimento e à fofoca, o Choquei tem na política seu carro-chefe. O perfil é conhecido por divulgar mensagens positivas sobre o governo Lula. Essa história começou antes da eleição e se estende até os dias de hoje.
Reportagem publicada pela revista piauí, em 1º de novembro do ano passado, mostra a relação próxima entre Raphael Sousa, criador da página, e a futura primeira-dama, Janja.
“A futura primeira-dama se tornou fonte do fotógrafo goiano Raphael Sousa, de 28 anos, fundador do Choquei”, diz a reportagem. “Os dois se aproximaram, e Janja também o convidou para subir no carro de som oficial na Avenida Paulista para acompanhar o discurso da vitória de Lula, mas Sousa não pôde ir por estar fora da cidade. Segundo ele, a relação dos dois nasceu por mensagens diretas via Instagram no primeiro semestre, quando o perfil especializado no mundo dos famosos despontava em outra seara.”
Pelo Twitter é possível ver que Janja seguia o Choquei e interagia com o perfil, por meio de likes e comentários em publicações. Apesar de dizer que é desinteressado por política, Sousa compartilha conteúdos avessos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Na verdade, me posiciono contra o presidente Bolsonaro, em razão da má gestão da pandemia”, explicou Sousa à piauí.
Por que o Choquei voltou a ter repercussão
Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira, em Minas Gerais. Dias atrás, a jovem se tornou alvo de notícias falsas, divulgadas pelo perfil de fofoca Choquei, no Twitter/X. Ela será velada em Araguari, no interior do Estado.
Leia também: “Business da fofoca: as marcas que patrocinam o perfil Choquei”
Conhecido por compartilhar informações sem checagem, o Choquei divulgou imagens de supostos diálogos amorosos entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relação.
“Não faço ideia de quem seja essa moça, e isso é um print fake”, disse Whindersson, na ocasião. “Isso já passou do limite”, escreveu a jovem, no Instagram, dias antes de tirar a própria vida.
O leitor pode acompanhar a história completa sobre o Choquei ao clicar neste link.
Fonte: revistaoeste