A prefeitura de Torixoréu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste domingo, 17, a terceira edição do mutirão de cirurgias oftalmológicas. Esta ação deve se estender até amanhã, terça-feira, 19.
Nessa etapa, mais de 100 pacientes foram beneficiados com cirurgias de catarata e pterígio (espessamento da conjuntiva que se estende sobre a córnea). De acordo com a gestão municipal, cerca de 1000 procedimentos já foram realizados em todos os mutirões.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Magno Sousa, o mutirão irá atender idosos de Torixoréu, Guiratinga, Campinápolis, Cocalinho, Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte e Araguaiana.
Em entrevista ao Semana7, o prefeito Thiago Timo lembrou que a Saúde sempre foi prioridade de sua gestão. “Quando assumimos, o hospital possuía apenas dois médicos. Hoje temos 19”, disse ele.
“O motivo de termos organizado esse mutirão é que atualmente, o valor de uma cirurgia de catarata custa em média 6 mil reais e muita gente não tem condição de arcar com essa despesa”, disse.
Sobre o hospital, cuja reforma iniciou nos últimos dias, Timo ressaltou que, assim que concluída, vai oferecer suporte a, pelo menos, 30 municípios da região. “Essa foi a proposta inicial para a reforma do hospital, ampliar a área de atuação, que atualmente é de 15 cidades”.
Segundo o prefeito, o trabalho realizado em Torixoréu, é reconhecido em todo o Estado. Isso porque, nesta edição, pacientes de cidades distantes, de quase 700 km foram atendidos no município.
Fonte: Assessoria da Prefeitura