Mamães e futuras mamães, vamos dar o nosso próximo passo na jornada da gestação? Desde o momento em que você descobriu que está grávida, o seu mundo deve ter virado um emaranhado de expectativas e maravilhas, e a jornada da maternidade é assim mesmo: cheia de momentos emocionantes e descobertas surpreendentes.
Hoje, trataremos sobre todas as informações relacionadas à segunda semana de gestação. Após ter passado pela primeira semana, você já está contando todas as semanas de gestação e suas expectativas devem ter aumentado bastante, com as dúvidas, a ansiedade e todos os sentimentos que uma gravidez pode trazer.
Vamos juntas entender as mudanças que estão acontecendo no seu corpo, tanto física quanto emocionalmente. Desvendaremos os sintomas comuns que ocorrem neste período inicial da gestação e te daremos dicas valiosas para manter o corpo e a mente saudáveis. Conte com a gente nessa jornada mágica!
Conteúdo
O que acontece na 2ª semana de gravidez?
Na segunda semana de gravidez, você continua no seu ciclo menstrual. Durante a primeira e a segunda semana de gestação ocorre a ovulação e o óvulo é liberado do ovário. Nas trompas de Falópio, a fertilização do óvulo acontece no momento do encontro com o espermatozoide.
Após a fertilização, ocorre a formação do blastocisto, que viaja até o útero, onde se implanta na parede uterina. Esse processo pode causar alguns dos primeiros sintomas perceptíveis da sua gravidez, como pequenos sangramentos ou cólicas leves.
Sintomas mais comuns na segunda semana de gravidez
Durante a segunda semana de gravidez, podem ocorrer alguns sintomas que indicam a presença de um embrião em desenvolvimento dentro de você.
Além dos sintomas que citei no tópico anterior, conhecidos como sangramento de implantação, a sensibilidade e o inchaço nos seios, a fadiga e a sonolência, as cólicas, a dor nas costas, os enjoos e o aumento na vontade de fazer xixi também podem aparecer.
É importante lembrar que o organismo de cada mulher é único e vai se comportar de maneira diferente, proporcionando-lhe uma experiência muito pessoal nesse estágio inicial da gravidez. Veja mais detalhes sobre os principais sintomas da segunda semana de gravidez.
1. Cansaço e sono excessivo
O cansaço e o sono excessivo também são sintomas muito comuns durante as primeiras semanas de gravidez. Se você tem uma agenda e uma rotina agitada, preste atenção para não confundir o cansaço com o estresse da correria do dia a dia. Considere a possibilidade de o sono e o cansaço excessivo serem um sintoma de gravidez, principalmente se você ainda não tiver confirmado a gravidez.
Se você já confirmou sua gravidez e está sentindo este sintoma, procure descansar sempre que possível, tenha uma rotina de sono regular e faça pequenas pausas durante o dia para descansar um pouco e recuperar energia.
2. Seios sensíveis e escurecimento da aréola
Outro sintoma comum nas primeiras semanas de gravidez é a sensibilidade nos seios. A intensidade pode variar de leve a intensa e é causada pelas mudanças hormonais no corpo. Este sintoma geralmente começa logo após a concepção e pode durar até o final do primeiro trimestre de gravidez.
Os seios podem ficar sensíveis ao toque, doloridos, inchados e até mais pesados. Em algumas mulheres, também pode ocorrer o escurecimento da aréola, que também ficam mais sensíveis. Se você está sentindo este sintoma e ainda não tem certeza da gravidez, talvez seja uma boa hora para fazer um teste de gravidez e confirmar — ou não — a sua suspeita.
Para amenizar um pouco este sintoma, use sutiãs confortáveis e de suporte, evite contato direto com sabonetes e perfumes fortes e aplique compressas frias nos seios para aliviar o desconforto.
3. Dor na base das costas
A dor nas costas pode ser experimentada logo nas primeiras semanas de gravidez, e se engana quem pensa que elas só aparecem depois que o “barrigão” já está crescido. As mudanças hormonais nas primeiras semanas já podem causar um certo desconforto nas suas costas.
O útero já está começando a aumentar e ficar mais pesado, as alterações hormonais podem afetar os músculos e as articulações, e o deslocamento do seu centro de gravidade, além do relaxamento dos ligamentos pélvicos também podem ser alterações que causam dor nas costas durante a gravidez.
4. Corrimento vaginal
Durante as duas primeiras semanas de gestação, você poderá notar pequenas alterações no seu corrimento vaginal. Isso é completamente normal, e na maioria das vezes, é uma mistura de muco cervical e sangue, que ocorre, como já foi dito, durante o “sangramento de implantação.”
Embora possa ser um pouco preocupante, é importante lembrar que esse tipo de corrimento não é um sinal de problema. Fique sempre atenta aos sinais do seu corpo e, se surgir qualquer dúvida, procure sempre o seu médico obstetra para uma avaliação mais detalhada.
5. Cólica e inchaço abdominal
Na segunda semana de gestação, você provavelmente estará sentindo algumas cólicas leves. Esse sintoma pode variar de mulher para mulher. Algumas podem senti-lo, enquanto outras podem não notar nenhuma diferença. É importante ressaltar que, se você não tem certeza da gravidez, esse sintoma pode ser facilmente confundido com as cólicas e inchaços comuns no período pré-menstrual.
Por isso, fique muito mais atenta aos sinais do seu corpo a partir de agora, e qualquer desconforto, busque sempre a orientação de um profissional de confiança.
6. Enjoo matinal e vômitos
Se você está sentindo um enjoo matinal com certa frequência, saiba que este é um sintoma muito comum nas primeiras semanas de gravidez, mas também é normal não sentir enjoo durante a gravidez. Assim como os outros sinais da gravidez, o enjoo também é causado pelas mudanças hormonais que estão ocorrendo no seu corpo.
Persistindo essa sensação por mais de três dias seguidos, pode ser um sinal para fazer um exame de sangue e confirmar a gravidez se você ainda não tiver certeza absoluta. Caso a sua gravidez já esteja confirmada, saiba que é um sinal normal, e no caso de tomar algum tipo de medicamento, consulte o profissional que está acompanhando a sua gestação para saber qual é a composição mais adequada para não prejudicar a sua saúde e a saúde do seu bebê.
Uma dica para diminuir um pouco essa sensação incômoda, é fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitar comidas gordurosas e com aromas muito intensos e dar preferência a líquidos claros, como água de coco ou chá de gengibre, por exemplo.
7. Aumento da vontade de fazer xixi
A vontade frequente de ir ao banheiro acontece na segunda semana de gravidez como consequência do aumento do fluxo sanguíneo para os rins que acabam produzindo mais xixi. Além disso, o útero em crescimento também exerce pressão sobre a bexiga, o que pode intensificar a sensação de precisar ir ao banheiro o tempo todo.
Esse é um dos sintomas mais comuns depois de testar positivo para gravidez e não devem ser motivo de preocupação, mas como sempre gosto de ressaltar, qualquer sinal de anormalidade, procure imediatamente o seu médico para uma avaliação e diagnósticos precisos.
Cuidados na 2ª semana de gravidez
Durante as primeiras semanas de gravidez, é fundamental ter alguns cuidados específicos, pelo menos até fazer todos os exames necessários e receber uma orientação médica personalizada sobre como você deve se cuidar. No geral, é importante ter atenção com a sua alimentação, suas emoções e seu estado psicológico.
Nutrindo o seu corpo com 2 semanas de gravidez
No começo da gravidez, é muito importante manter o seu corpo nutrido adequadamente para favorecer o desenvolvimento saudável do embrião. Mantenha uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Consulte um nutricionista para uma orientação individualizada, mas considere incluir alimentos com ácido fólico, cálcio, ferro e ômega-3 na sua alimentação.
Além disso, mantenha-se hidratada e evite o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos sem orientação médica.
Mantendo o seu emocional e psicológico em ordem
A descoberta da gravidez é um momento de grandes mudanças emocionais e psicológicas para você. Nossa dica é, logo que você confirmar a sua gravidez, busque formar uma rede de apoio. Na primeira e na segunda semana de gravidez, você pode experimentar uma mistura de emoções, desde alegria e empolgação até a ansiedade e a preocupação. É normal ter sentimentos e emoções contraditórios nessa fase e por isso é tão importante ter com quem contar por perto.
Considere também encontrar maneiras de relaxar e reduzir o seu estresse, praticando exercícios leves, meditando ou fazendo algum tipo de tratamento terapêutico para relaxar. Sempre converse com seu parceiro, família e amigos próximos sobre suas emoções e preocupações.
Se você julgar necessário, não hesite em procurar ajuda especializada para acompanhar esse período. Você pode ter muitas dúvidas esclarecidas e conseguir ser a mãe que sempre sonhou em ser com menos preocupações e mais segurança.
Hora de se preparar para as próximas semanas de gestação
Embora a segunda semana seja só o início desta jornada mágica, é muito importante já começar a se preparar para as próximas fases da gravidez.
Faça uma consulta pré-natal com o seu médico para obter orientações individualizadas sobre os cuidados necessários com a sua saúde e com a saúde do seu bebê. Pesquise os sintomas e tudo o que pode acontecer nas próximas semanas para estar bem preparada para esta mudança incrível que está acontecendo na sua vida.
Também é hora de começar a preparar um ambiente saudável e seguro para o desenvolvimento do seu bebê. Se achar que são necessárias adaptações em casa, não tenha medo de mudar. Pense com calma e procure fazer tudo com antecedência para aproveitar ao máximo cada momento da gravidez, pois passa rápido.
A segunda semana de gravidez marca o início de uma jornada incrível e cheia de maravilhas. Embora passe muito rápido, ela é fundamental para o desenvolvimento saudável do embrião. Aproveite esse momento e cuide de si.
Agora que você já sabe tudo sobre a segunda semana de gravidez, continue a sua jornada e confira o conteúdo que preparei sobre a 6ª semana de gravidez. Boa leitura!
Fonte: blog brandili