As pessoas geralmente querem emagrecer rapidamente —o que atrapalha o processo de perda de peso e mudança de hábitos, pois se frustam e desanimam de fazer dieta ao ver que os ponteiros da balança nem sempre diminuem na velocidade que desejam.
O emagrecimento depende de vários fatores, como adesão à dieta, prática de atividade física, sono, nível de estresse, genética. Mas, geralmente, com uma alimentação saudável é possível reduzir de 500 gramas a 1,5 kg por semana.
Por isso, ao estabelecer sua meta de perda de peso, tenha em mente que vai levar algum tempo até você chegar lá. Nada de tentar fazer dietas malucas e pouco saudáveis para acelerar o processo. Mudança de hábitos alimentares depende de regularidade, paciência e autoconhecimento.
Dê uma olhada nessas dicas de VivaBem para que a dieta ajude você a trocar peso por saúde:
- comece com metas de curto prazo e possíveis de atingir
- evite dietas muito restritivas ou que prometem “milagres”
- seu corpo levou anos para acumular peso; eliminá-lo vai exigir muito tempo também
- a dieta deve ser fácil de ser mantida pela vida toda, contemplando todos os grupos alimentares
- não foque só em quilos: substituir gordura por músculo, por exemplo, muda o corpo, mas, nem sempre, muda a balança
Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (11/12) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Quer emagrecer de forma saudável?
Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca.
Fonte: uol