Sophia @princesinhamt
Política

Nikolas Ferreira destaca o poder do povo nas ruas para instigar mudanças na classe política

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Avenida Paulista foi palco de manifestações neste domingo, 26. O ato teve a presença de diversos parlamentares. Um deles, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), 27 anos.

Nikolas conversou com a Oeste durante a cobertura do protesto, em São Paulo. Uma das pautas da manifestação é a saída de Alexandre de Moraes do cargo de ministro do (STF). “A única coisa que põe medo na classe política é o povo na rua”, disse o deputado.

O parlamentar citou Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, como exemplo de “homens e mulheres de coragem que não têm medo da tirania jurídica”. Também participaram dos protestos os deputados federais Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcel Van Hattem (NOVO-RS), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o senador Magno Malta (PL-ES), além da comentarista de política Zoe Martinez, 24 anos.

Leia também: “Irmão de Clezão vai à manifestação na Paulista ‘por justiça

O protesto começou às 14 horas e foi marcado por dezenas de milhares de manifestantes. Embora a Polícia Militar (PM) não tenha divulgado os oficiais, as pessoas ocuparam cerca de três quarteirões da avenida. 

O deputado lembrou uma das pautas da manifestação: a memória de Clezão, que “morreu por conta de uma negligência jurídica”, disse Nikolas. “A esquerda faz falsos heróis, mas o Cleriston é um herói de verdade”.

Saiba mais: “Parlamentares criticam ‘abusos’ do STF em manifestação na Paulista

Ele se referia ao projeto de lei que prevê anistia para os detidos em 8 de janeiro, cujo autor é o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). No , Mourão destacou que a proposta não prevê uma anistia ampla aos que participaram dos atos de vandalismo. 

Situação da PEC e PL da Anistia depois da manifestação

Os deputados que conversaram com Oeste acreditam que haverá alguma movimentação no Congresso Nacional a partir da demonstração deste domingo. “A população vai pressionar tanto o Projeto de Lei da Anistia quanto a Proposta de Emenda à Constituição que limita os poderes do STF”, afirmou Nikolas.

nikolas ferreira stf manifestação | O ato deste domingo, 26, contou com centenas de milhares de pessoas | Foto: Tauany Cattan/Revista Oestenikolas ferreira stf manifestação | O ato deste domingo, 26, contou com centenas de milhares de pessoas | Foto: Tauany Cattan/Revista Oeste
O Ato Deste Domingo, 26, Contou Com Centenas De Milhares De Pessoas | Foto: Tauany Cattan/Revista Oeste

Segundo a Bia Kicis, o país viu a quantidade de manifestantes na Avenida Paulista. “Um com três dias de antecedência, vieram pessoas de todo o Brasil para cá”, ressaltou.

Sobre o PL da Anistia, a parlamentar afirma que “nada mais justo que anistia para pessoas que não cometeram crime”, afinal, “terroristas foram anistiados”, apontou Bia, em referência aos anistiados de 1964.

Para o parlamentar Marcel Van Hattem, haverá algum impacto, pois “a CPI do abuso de autoridade precisa de apenas 17 assinaturas neste momento para ser protocolada”, disse.

Zoe Martinez espera que “o [Rodrigo, atual presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional] continue”. “Muitos ficaram traumatizados, com medo de serem presos”, disse sobre os manifestantes que, neste domingo, estavam em maior número. “Em um domingo, isto aqui [a avenida] estar tão lotada, me lembrou o impeachment da Dilma”, lembrou. “Foram três dias de divulgação.”

Na Paulista, Ricardo Salles ouve apoio para manter candidatura

Durante sua participação no ato de domingo, o Ricardo Salles (PL-SP) ouviu apoio dos populares para manter sua candidatura à Prefeitura de São Paulo (SP). Os manifestantes chamaram o parlamentar de “prefeito”.

Como mostrou Oeste, em outubro deste ano, Ricardo Salles anunciou o retorno à pela prefeitura. O deputado decidiu voltar à disputa depois de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro, no fim de setembro, na sede do PL, em Brasília.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.