Todo condutor sabe da devida importância da manutenção de óleo dos veículos, afinal, é isso que garante o pleno funcionamento e lubrificação do motor, e claro, impede o atrito entre as peças, o que pode resultar em grandes complicações.
No entanto, na hora de escolher o tipo de óleo para realizar a troca, é importante levar algumas questões em conta. Assim, é hora de saber qual a real diferença entre o óleo de baixa e alta viscosidade e tirar as dúvidas sobre qual escolher!
O que é a viscosidade presente no óleo?
É claro que existem diferentes marcas e opções de óleos no mercado, mas um dos pontos principais para levar-se em conta, na verdade, está relacionado à viscosidade do líquido, visto que, é a viscosidade que vai definir a melhor opção para cada veículo.
Para melhor entender, basicamente, a viscosidade refere-se à resistência que um líquido é capaz de apresentar em relação ao escoamento, ou seja, em relação à velocidade em que o óleo consegue se deslocar dentro do próprio motor.
Assim, a viscosidade também pode ser exemplificada como a resistência que resulta em um tempo mais longo para fluir. É por isso que, quando o óleo é altamente viscoso, ele propõe maior resistência ao fluxo, logo, prolonga o tempo de circulação no motor.
Consumo de combustível também sofre alteração
Bem, em decorrência da viscosidade do óleo, é preciso pontuar que ela também pode alterar o consumo de combustível, e para mais. Isso pode acontecer porque, teoricamente, há uma demanda maior de energia para movimentar o óleo pelo sistema.
Dessa forma, há uma proporção simultânea de uma cama lubrificante mais “robusta” para ampliar ainda mais a proteção. Em contrapartida, os óleos de baixa viscosidade são bem mais fluidos, o que faz com que eles consigam circular de uma forma mais rápida.
Essa circulação é ainda mais rápida em partidas a frio. Porém, apesar desse tipo de óleo resultar em uma economia de combustível considerável, ele exige menos esforço do motor, o que quer dizer que a película lubrificante é menor, isto é, quando comparada ao óleo de maior viscosidade, e assim, tem uma proteção inferior.
E qual opção escolher?
Antes de mais nada, é necessário dizer que não existe uma viscosidade geral ideal, ou seja, cada tipo de veículo pode se adaptar melhor ao tipo de óleo que for necessário. O grande ponto é justamente saber quando escolher um com mais ou menos viscosidade.
Para isso, é preciso verificar qual a numeração presente, que, aliás, tem variações como 0W20, 5W30, 10W40, entre várias outras. Essa numeração indica o grau de viscosidade pontuado através da classificação SAE J300.
Desse modo, o número à esquerda é responsável por definir qual o desempenho do óleo em relação às temperaturas mais baixas. Por outro lado, o número à direita diz respeito ao comportamento do óleo em temperaturas mais elevadas.
Assim sendo, a escolha vai depender das condições específicas de cada veículo, bem como da temperatura atual, capa de resultar na película de proteção adequada.
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Fonte: garagem360.com.br