📝RESUMO DA MATÉRIA
- Um raspador de língua pode remover restos de alimentos, células mortas e bactérias que contribuem para o mau hálito, segundo sugerem alguns dentistas. A American Dental Association não endossa raspadores de língua, já que não há boas evidências de que eles sejam melhores do que escovas de dente para limpar mecanicamente a língua
- Para reduzir o risco de micro cortes nas pequenas saliências (papilas) na língua que funcionam para ajudá-lo a sentir e saborear a comida, caso use um raspador de língua, faça sempre usando uma pressão leve.
- Após cada uso limpe o raspador reutilizável mergulhando-o em água com água-oxigenada ou com água e sabão, para desinfetar o dispositivo. Deficiências de vitamina B12 ou crescimento excessivo de Candida albicans (levedura) são sinais de problema, por isso, observe sua língua em busca de sinais de doença ou deficiência de vitaminas
- Algo que reduz o risco de lesões na membrana mucosa e nas papilas e é tão eficaz quanto a raspagem da língua, são algumas outras opções de manter a língua limpa e o hálito fresco, incluindo uma dieta rica em fibras, extração de óleo com óleo de coco e escovação da língua, como demonstrou um estudo
🩺Por Dr. Mercola
Sua língua é vital pata respirar, saborear, comer, falar, embora ela pareça um simples músculo. Incluindo uma fina película de células mortas, restos de comida e bactérias que podem revestir a língua, aproximadamente 85% da causa do mau hálito (halitose) reside na boca. O raspador de língua é indicado por alguns dentistas para melhorar o mau hálito e retirar da boca o sabor da refeição anterior.
A língua desemprenha um papel poderoso na sua saúde, desde referências bíblicas como “o poder da morte e da vida está na língua”, até expressões modernas como “morder a língua”, demonstram tal importância. Além de ser parte dedo sistema de defesa do corpo e um portante ator na linguagem corporal, ela é um músculo poderoso.
As fibras musculares tridimensionais que permitem mover a língua em todas as direções são exclusivas da língua. Podendo ser estendido e contraído, arredondado ou oco, o músculo pode fazer sulcos e mudar de posição.
Esses movimentos são usados para sugar, beber, comer, falar, mastigar e engolir. Permitindo que você saboreie suas bebidas e alimentos, sua língua também possui células sensoriais. Esse músculo transmite informações sobre sensação e paladar ao cérebro, ele é altamente vascularizado e inervado com muitas fibras nervosas. Este músculo também é um defensor contra os germes que entram pela boca.
Uma camada de membrana mucosa com superfície ásperas composta por papilas é o que cobre sua língua. Formadas por células que se projetam através da membrana mucosa, essas muitas pequenas saliências têm duas funções distintas. Tal como aumentar a área de superfície das células sensoriais para permitir a degustação, as papilas permitem-nos sentir a forma e a textura dos alimentos.
Três sessões compõem a língua. Movimentos complexos podem ser realizados pelas laterais e pela ponta. A raiz está conectada ao assoalho da boca por uma tira de tecido chamada frênulo lingual; a superfície superior é chamada de parte posterior da língua. A língua preenche quase toda a cavidade bucal, quando a boca se fecha.
Como e por que usar um raspador de língua?
Dr. Michael Kosdon, um dentista cosmético de Manhattan, foi entrevistado por um reporter da CNN sobre o uso de raspadores de língua para ajudar a limpar a superfície da língua. A teoria é que você pode ajudar a reduzir os problemas de mau hálito, ao ajudar a limpar as bactérias patogênicas que formam colônias na língua.
São responsáveis em parte pelo mau hálito a deterioração microbiana e a degradação na cavidade oral, que formam compostos voláteis de enxofre (CSV). Algumas das mesmas bactérias envolvidas na periodontite ou doença gengival, produz a maioria. São bactérias orais anaeróbicas gran-negativas.
Contudo, isso só é verdade se forem usados corretamente, embora os raspadores de língua possam ser inócuos. Funcionando como um pente para remover partículas de alimentos que podem ficar presas entre as papilas, o acúmulo de células mortas e bactérias, esses pequenos dispositivos são feitos de metal ou plástico.
A CNN observa que a raspagem da língua é apoiada por uma minoria de estudos pequenos. “Você pode realmente sentir melhor o sabor das coisas, ao raspar, porque os germes cobrem o local onde as papilas gustativas estão situadas”, disse Kosdon. Foram analisados ensaios clínicos randomizados que compararam diferentes métodos de limpeza da língua por um banco de dados Cochrane de análises de sistemas, publicado em 2006.
Eles encontraram dois ensaios envolvendo 40 participantes, metodologicamente sólidos. Ao analisar os dados foi revelado que “há uma diferença pequena, mas estatisticamente significativa, na redução dos níveis de CSV quando raspadores de língua ou produtos de limpeza, em vez de escovas de dente, são usados para reduzir a halitose em adultos, mas são evidências fracas e não confiáveis. Comparando a limpeza mecânica com outras formas de limpeza da língua, não encontramos nenhuma evidência de alto nível.”
“Evidências muito limitadas”, cuja força era “fraca”, foram encontradas também em uma revisão da literatura de 2015. Usuários percebiam a raspagem da língua como um método eficaz de limpeza da língua e da boca, um estudo de 2017 procurou determinar isso, apesar das evidências inconsistentes. Eles avaliaram a preferência dos participantes e descobriram que os raspadores mais confortáveis eram considerados eficazes, nove das marcas disponíveis comercialmente foram dadas como eficazes.
A American Dental Association aprovaram recentemente uma combinação de limpador de língua e escova de dente “com base na descoberta de que o produto é seguro e demonstrou eficácia na remoção da placa bacteriana e na prevenção e redução da gengivite, quando usado conforme as instruções. Embora eles não apoiem raspadores de língua especificamente porque “não há evidências de que escovar ou raspar a língua evite o mau hálito, ou melhore a halitose.”
O uso do fio dental e as visitas ao dentista, também priorizar a escovação ao em vez de raspar a língua, são recomendações da ADA as pessoas, diz a defensora do consumidor desta empresa, a Dra. Alice Boghosian. No entanto, “me faz sentir como se tivesse a boca mais limpa”, ela disse à CNN que raspa a língua todas as noites antes de dormir.
A questão é: raspar, balançar ou escovar?
Kosdon recomenda usar uma leve pressão, se você optar por usar um raspador de língua, em vez de voltar mais para trás, onde você pode iniciar um reflexo de vômito e seguir em frente, comece no meio da língua. Inflamação e irritação podem vir como consequência de abrasões microscópicas nas papilas, quando o raspador é usado com maior pressão.
Você pode comprar um dispositivo reutilizável ou um descartável para uso doméstico. Mergulhe-o em um copo de água oxigenada e água por vários minutos para desinfetá-lo ou lave-o com água e sabão após cada uso, caso você não esteja usando um dispositivo descartável. Compartilhar seu rapador de língua é uma péssima ideia, porque isso também repassa as bactérias orais.
O objetivo da raspagem da língua é a remoção mecânica de bactérias, células mortas e pedaços de comida que podem revestir a língua. Embora não existam diretrizes oficiais, Kosdon recomenda incluir a raspagem da língua duas vezes ao dia em sua rotina diária, pois “não faz mal se for feito corretamente”.
A ferramenta que você usa pode não ser importante, descobriu um estudo de 2022 publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health. Os pesquisadores testaram três grupos de indivíduos, o terceiro grupo que usava raspador de língua e escova de dente, o segundo usava apenas o raspador e o primeiro usava a escova de dentes.
Os pesquisadores mediram o valor do gás medido mecanicamente da cavidade oral, os VSCs dos participantes e o valor da saburra lingual. Nesta coorte não houve diferença estatística em qual ferramenta foi utilizada para limpar a língua, mas os resultados confirmaram que a limpeza mecânica da língua foi eficaz.
Usar enxaguante bucal para matar bactérias orais e refrescar o hálito deve ter sido um provável conselho recebido por você de dentistas bem-intencionados. No entanto, existem bactérias benéficas e prejudiciais na sua boca, tal qual no seu intestino, e se eliminar todas as bactérias sua saúde pode estar em risco.
Incorporação de enxaguantes bucais de venda livre duas vezes ao dia como parte de seus cuidados bucais, por exemplo, podem aumentar o risco de pré-diabetes e diabetes, como mostram dados. Outro estudo demonstrou um aumento no risco de hipertensão para usuários de enxaguante bucal que utilizam duas vezes ou mais ao dia.
O que sua língua pode lhe contar?
É importante prestar muita atenção à sua língua em busca de sinais de sua saúde geral, quer você opte por incorporar a raspagem da língua em sua rotina diária ou não. Sua boca pode demonstrar, por exemplo, sinais de deficiência de vitamina B12. Em 22 pacientes com queixa principal de glossodinia ou queimação na boca, foram relatadas manifestações orais da deficiência de vitamina B12, em um artigo de 2016.
A deficiência de vitamina B12 deveria ser considerada quando os pacientes apresentam sensação de queimação na língua, mesmo naqueles cuja mucosa oral parecia normal e que não tinham histórico de gastrectomia, conforme descobriram os pesquisadores.
A Candida albicans, que é uma levedura generalizada que cresce no corpo, pode ser outra pista sobre a sua saúde quando encontrada em crescimento abundante na língua. A cândida pode começar a crescer de maneira descontrolada quando seu sistema imunológico está perturbado.
Um dos sintomas clínicos claro é a candidíase, que se apresenta como uma saburra branca na língua. Você pode inadvertidamente confundir crescimento bacteriano com cândida e atacá-la com um raspador de língua.
A mucosa tem aparência limpa e rosada, quando o equilíbrio microbiano da sua língua está normal. Outros sinais de crescimento excessivo de cândida no corpo incluem desenvolvimento repentino de sensibilidades alimentares e problemas intestinais, como inchaço, prisão de ventre ou diarreia, bem como dores incomuns e fadiga persistente.
Outras formas de manter o hálito fresco e a língua limpa
Existem várias etapas que você pode seguir para reduzir o potencial de mau hálito causado por restos de comida e crescimento de bactérias na língua, limpando-a naturalmente. Mastigar alimentos fibrosos que podem limpar sua boca é uma boa opção.
Uma dieta rica em fibras e seus efeitos contra o mau hálito foram comparados em um estudo. Dois grupos de pessoas foram comparados, um que comeu refeição com baixo teor de fibras e outro que comeu uma refeição rica em fibras. Então, procurando por VSCs, os pesquisadores mediram os parâmetros da halitose durante 2,5 horas.
Os pesquisadores também mediram a sensação na língua e a saburra na boca. Encontraram uma redução maior na halitose no grupo que comeu a refeição rica em fibras, mas uma redução estatisticamente significativa nesses parâmetros se apresentou para ambos os grupos. A conclusão foi que comer uma refeição rica em fibras e com muita mastigação poderia resultar em uma redução da halitose por pelo menos 2,5 horas, como ocorreu neste grupo de indivíduos.
A extração de óleo com óleo de coco é uma alternativa natural ao enxaguante bucal. Isso ajuda a eliminar o biofilme prejudicial à saúde dos dentes e da língua e tem um efeito lipofílico. Vários nutrientes valiosos que contribuem para a saúde bucal estão contidos no óleo de coco. Um remédio ayurvédico tradicional na Índia desde os tempos antigos, faz da extração de óleo de coco uma técnica que vem sendo utilizada tradicionalmente.
Você pode experimentar usando-o por aproximadamente 20 minutos, puxando-o entre os dentes e passando-o na boca. Cuspa-o no lixo, quando terminar, pois o óleo pode causar entupimento nos seus canos. Escovação regular e uso do fio dental para promover uma boa saúde bucal, bem como o uso da extração de óleo diariamente com uma dieta saudável e rica em fibras é uma ótima combinação.
Fonte: mercola