O maior vilão das finanças do brasileiro é o supermercado. É o que revela a pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”, divulgada na última semana pela Serasa.
O levantamento ouviu em outubro 11.541 pessoas, e concluiu que 59% das dívidas de cartão de crédito foram contraídas durante as compras de casa.
A Serasa consultou maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres. Depois do supermercado, o segundo maior responsável pelo endividamento com cartão são produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos. Estes representam 46% das dívidas.
Na sequência, os brasileiros se endividam pelos gastos com remédios e tratamentos médicos, responsáveis por 37% do débito total.
Em 2023, ao menos 55% dos brasileiros endividados sofreram impactos dos encargos com o cartão. Isso mostra um crescimento de dois pontos percentuais em relação a 2021 e 2022.
Índice de Esperança
Produzido pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo também identificou que o Índice de Esperança dos Endividados cresceu 4 pontos percentuais, em relação a 2022. Comparado à média histórica, o aumento soma 16 pontos percentuais, passando de 58% para 74%.
Isso significa que o brasileiro continua com boas expectativas de honrar com as dívidas, ainda que não consiga, neste momento, equilibrar as contas.
Descontos para os endividados
O , que segue até o dia 30, é uma oportunidade para o consumidor organizar a vida financeira.
Entre os dias 21 e 25, haverá atendimento presencial no Rio de Janeiro (Cinelândia), no Recife (Praça do Carmo) e em São Paulo (Largo da Batata), das 9 horas às 18 horas.
Mais de 500 parceiros, como Enel, Light e Neoenergia, participam do feirão, oferecendo aos consumidores até 99% de desconto nas dívidas.
Ainda há opções de parcelamento, que podem chegar a até 72 vezes, e pagamento com Pix. É possível negociar também por meio do site da .
Fonte: revistaoeste