O mercado de carros elétricos está em constante expansão não só no Brasil, mas também em todo mundo. No entanto, duas marcas se destacam como líderes em seu segmento: a chinesa BYD e a norte-americana Tesla.
Com vendas expressivas e um crescimento constante, essas montadoras têm conquistado uma fatia significativa do mercado de veículos eletrificados.
BYD e Tesla lideram mercado de carros elétricos
De acordo com dados da EV-Volumes, entre janeiro e setembro de 2023, cerca de 9,4 milhões de unidades de eletrificados foram vendidos em todo o mundo. Parece muito, porém representa apenas 16% do total de veículos vendidos no período.
A princípio, a BYD se consolidou como a maior montadora do setor. A greentech chinesa vendeu mais de 2 milhões de unidades nos primeiros nove meses do ano, o que representa uma participação de 21,9% do mercado.
Além disso, a montadora apresentou um crescimento mais rápido em relação aos demais concorrentes, aumentando sua participação em 4,6% em um ano (em 2022 era de 17,3%).
Já a Tesla, uma das pioneiras no mercado de carros elétricos, está logo atrás nas vendas. A montadora vendeu cerca de 1,3 milhões de unidades milhões até setembro, alcançando 14% do mercado.
Porém, a marca fundada pelo bilionário Elon Musk desenvolve apenas modelos exclusivamente elétricos, sem oferecer os híbridos plug-in. Nesse aspecto, a Tesla supera a BYD em vendas de carros elétricos puros (BEV).
Quando consideramos apenas os modelos 100% elétricos, a BYD cai para a segunda posição, com pouco mais de 1 milhão de vendas e uma participação de mercado de 15,9%.
Ainda assim, a empresa mostra um relevante crescimento. O destaque fica para o BYD Dolphin, que vende mil unidades por dia, de acordo com a empresa.
Mercado aquecido em todo o mundo
As vendas de BYD e Tesla somadas já representam 36% das vendas de carros elétricos puros (BEV), o que demonstra sua influência e liderança no mercado.
Tudo que as duas marcas fazem e o que trazem para o público acabam ditando o mercado e a ação das concorrentes.
Prova disso, é o esforço das marcas tradicionais em lançarem modelos abaixo dos 25 mil euros nos países europeus.
Citroën, Renault, Fiat e VW preparam carros 100% elétricos acessíveis para o público europeu, enquanto a própria Tesla também quer lançar um modelo mais barato para competir com a própria BYD.
Com a demanda por veículos elétricos em constante crescimento e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental, é provável que a BYD e a Tesla continuem a liderar a indústria de carros elétricos, no entanto, as demais montadoras não ficarão de braços cruzados.
Fonte: garagem360.com.br