Premiação reafirma o compromisso de Várzea Grande com a excelência na gestão pública, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e a ordem pública em benefício de seus cidadãos
No último dia 8 de novembro, a cidade de Várzea Grande, a segunda maior do estado de Mato Grosso, foi agraciada com o Prêmio Band Cidades Excelentes, de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, na categoria acima de 100 mil habitantes. A premiação, promovida pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Àquila, busca reconhecer e incentivar as práticas inovadoras de gestão pública que impactam positivamente o desenvolvimento humano e a ordem pública.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e o procurador-geral do município, Jomas Fulgêncio de Lima Júnior, foram os representantes honrados, recebendo o prêmio durante a cerimônia realizada na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT). Em suas falas, ambos destacaram a importância do reconhecimento nacional para a cidade e o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida da população.
“É com grande satisfação que recebemos esse prêmio, que reflete o esforço conjunto de toda a nossa equipe e a dedicação para fazer de Várzea Grande um lugar cada vez melhor para se viver. Estamos comprometidos em continuar implementando práticas inovadoras e eficientes para promover o desenvolvimento socioeconômico e a ordem pública”, afirmou o prefeito Kalil Baracat.
Jomas Fulgêncio de Lima Júnior, procurador-geral do município, ressaltou a importância do prêmio como estímulo para a gestão pública eficiente: “Receber esse reconhecimento é uma prova de que estamos no caminho certo. Nosso trabalho visa não apenas atender às demandas imediatas, mas também criar bases sólidas para o futuro de Várzea Grande. O Prêmio Band Cidades Excelentes é um incentivo poderoso para continuarmos inovando e aprimorando nossas práticas de gestão”.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como propósito identificar e disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios, valorizando também os servidores públicos proativos. Os indicadores são construídos a partir de pilares como eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, além do desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Várzea Grande concorreu com base no Índice de Gestão Municipal (IGMA), uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Àquila, estruturada com base em inteligência artificial. O município apresentou projetos qualitativos de iniciativa pública, visando melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população.
Os critérios da premiação contemplam esta etapa estadual, na qual os melhores de cada pilar e categoria populacional são reconhecidos, seguida por uma etapa nacional em Brasília, onde as três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando sua categoria populacional, são premiadas. Os vencedores na etapa estadual receberam diplomas de qualidade da gestão em seus respectivos pilares, já na etapa nacional serão troféus para os 18 vencedores nacionais e medalhas para os destaques em âmbito nacional.
O Prêmio Band Cidades Excelentes reafirma o compromisso de Várzea Grande com a excelência na gestão pública, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e a ordem pública em benefício de seus cidadãos.
Fonte: @secomvg